Ao GestãoDoc é obrigatória a adoção do padrão de interoperabilidade regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visto que, no modelo de requisitos, essa obrigatoriedade é classificada como desejável. ( D )
Ao GestãoDoc é obrigatória a adoção do padrão de interoperabilidade regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visto que, no modelo de requisitos, essa obrigatoriedade é classificada como OBRIGATÓRIO ( O )
12 Interoperabilidade
A adoção de regras e padrões de comunicação já consolidados permite a consulta entre sistemas heterogêneos, sem que o usuário perceba as operações envolvidas, convergindo para uma relação sinérgica entre as partes.
Esta seção estabelece requisitos mínimos para que um GestãoDoc possa interoperar com outros sistemas de informação, inclusive sistemas legados, respeitando normas de segurança de acordo com padrões abertos de interoperabilidade.
Por interoperabilidade, entende-se: “Intercâmbio coerente de informações e serviços entre sistemas.
A interoperabilidade deve possibilitar a substituição de qualquer componente ou produto usado nos pontos de interligação por outro de especificação similar, sem comprometimento das funcionalidades do sistema”.
Isto se faz mediante a utilização de regras e padrões de comunicação. O GestãoDoc deverá adotar o padrão de interoperabilidade regulamentado pelo CNJ.
http://www.cnj.jus.br/images/stories/docs_cnj/resolucao/manualmoreq.pdf