SóProvas


ID
895147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue os próximos itens acerca do gerenciamento de requisitos.

As entidades do mundo real devem ser modeladas por meio de modelos de sistemas desenvolvidos durante a análise de requisitos, utilizando classes de objeto, incluindo detalhes dos objetos individuais no sistema.

Alternativas
Comentários
  • A Análise de Requisitos não inclui " detalhes dos objetos individuais no sistema". Esse detalhamento ocorre na Implementação. 
    Requisitos
    - Estabelecer e manter concordância com os clientes e outros envolvidos sobre o que o sistema deve fazer.
    - Oferecer aos desenvolvedores do sistema uma compreensão melhor dos requisitos do sistema.
    - Definir as fronteiras do sistema (ou delimitar o sistema).
    - Fornecer uma base para planejar o conteúdo técnico das iterações.
    - Fornecer uma base para estimar o custo e o tempo de desenvolvimento do sistema.
    - Definir uma interface de usuário para o sistema, focando nas necessidades e metas dos usuários.

    Implementação
    - Definir a organização do código em termos de subsistemas de implementação organizados em camadas.
    Implementar classes e objetos em termos de componentes (arquivos-fonte, binários, executáveis e outros).
    - Testar os componentes desenvolvidos como unidades.
    - Integrar os resultados produzidos por implementadores individuais (ou equipes) ao sistema executável.

    Fonte: prof. Marcio Victorino - Cathedra Concursos
     
  • Acredito que os nobres colegas acima estão corretos. Mas eu pensei em uma forma mais rápida de resolução. Observe a frase original:

    "As entidades do mundo real devem ser modeladas por meio de modelos de sistemas desenvolvidos durante a análise de requisitos, utilizando classes de objeto, incluindo detalhes dos objetos individuais no sistema."

    Agora irei fazer uma mudança, mudando a palavra real para virtual:

    "
    As entidades do mundo virtual devem ser modeladas por meio de modelos de sistemas desenvolvidos durante a análise de requisitos, utilizando classes de objeto, incluindo detalhes dos objetos individuais no sistema."

    Mudança necessária, pois como os objetos reais serão modelados? Não é possível. Eles já existem e devem ser modelados para o mundo virtual e então nós, da TI, poderemos atuar.

    Gabarito Errado, portanto.

    Bons estudos.

  • Prezados,
    Pressman divide a engenharia de requisitos nas seguintes atividades:
    - Elicitação de requisitos
    - Analise e negociação de requisitos
    - Especificação de requisitos
    - Modelagem do sistema
    - Validação dos requisitos
    - Gerenciamento dos requisitos
    Acredito que o avaliador não queria avaliar se essa modelagem seria feita na elicitação/analise/especificação dos requisitos nesse nível de detalhe, imagino que o mesmo gostaria apenas de afirmar que no macro processo do ciclo de vida essa modelagem é feita durante a análise e antes do projeto ( design ) ou implementação.
    Porém a questão está errada ao afirmar que durante a análise devem ser incluídos detalhes dos objetos individuais do sistema.
    Tomando mais uma vez Pressman como referência, podemos entender as etapas de Análise de requisitos e Projeto :
    - Análise de requisitos: O objetivo dessa etapa é entender e mapear as necessidades do software que se deseja construir, entender o domínio da aplicação, as funções requeridas, o comportamento e a performance esperada. Nessa etapa os requisitos são documentados e revisados com o cliente. O Foco da análise é entender o que o software deve fazer.
    - Projeto ( Design ): O objetivo dessa etapa é projetar a estrutura de dados, a arquitetura do software,  os detalhes procedimentais e a caracterização da interface. A fase de projeto traduz os requisitos definidos previamente em uma representação de software. O Foco do projeto é definir como o software irá fazer.
    Vemos que os detalhes individuais não devem ser discutidos na fase de analise, e sim na fase de Projeto ( Design ) , portanto, questão errada.
    Fonte : Pressman, Roger S. Software Engineering: A Practiotioner’s Approach. Fifth Edition
  • Haroldo, se me permite, você confundiu.

    São justamente as entidades do mundo real que são modeladas (normalmente).

    Imagine um software para uma escola, obviamente que a "Escola" deverá ser modelada.

    Escola é uma entidade do mundo REAL, que deverá fazer parte de um modelo representativo ("virtual").

  • O erro da questão é dizer que modelos são desenvolvidos durante a análise de requisitos enquanto o correto deveria ser na fase de projeto.

  • "As entidades do mundo real devem ser modeladas por meio de modelos de sistemas desenvolvidos durante a análise de requisitos, utilizando classes de objeto, incluindo detalhes dos objetos individuais no sistema."

    Me pareceu ser mais simples que a abordagem dos colegas. Não necessariamente tem que usar classes de objeto.

  • durante a fase de analise de requisitos, o analista esta preocupado em fazer uma checagem nos requisitos levantados com a finalidade de descobrir problemas e torna-los mais consistentes, tirar ambiguidades, outros, além disso aqui já produz um esboço do documento de requisitos negociando com o cliente aqueles mais importantes, onde o analista vai fazer um balanceamento as demandas distintas vindo de um ou mais stakeholders. Então passado todas as fases da engenharia de requisitos e produzido no final das contas o documento de requisitos é que passa-se para a próxima fase que é a de Analise e Projeto, onde na Análise sim você vai procurar entender o domínio que esta sendo tratado, realizando uma abstração das entidades mais importantes com seus relacionamentos (um diagrama de classe de alto nível, um diagrama de sequência) como de forma de buscar o entendimento do problema e no projeto busca uma solução. O examinador misturou as bolas ai da 'Analise de Requisitos' com a 'Analise e Projeto OO'

  • O erro da questão é dizer que são necessários detalhes dos objetos individuais do sistema. O resto está correto, pois pode-se utilizar modelos de sistema durante a análise de requisitos, inclusive utilizando UML. Está baseado no cap. 8 da 8ª edição de Sommerville que diz:

    ...os requisitos mais detalhados do sistema podem ser escritos de maneira mais técnica. Uma técnica amplamente utilizada é documentar a especificação do sistema como um conjunto de modelos. Eles constituem também uma importante ponte entre os processos de análise e de projeto. Exemplos de tipos de modelo de sistema que podem ser criados:

    1. Um modelo de fluxo de dados: Modelos de fluxo de dados mostram como os dados são processados em diferentes estágios do sistema.

    2. Um modelo de composição ou agregação: Mostra como entidades do sistema são compostas em outras entidades.

    4. Um modelo de classificação: Diagramas de classe  de objetos/herança mostram como as entidades têm características comuns.

    O aspecto mais importante do modelo de sistemas é que ele deixa os detalhes de fora. p.113.