SóProvas


ID
895168
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito de análise de pontos de função, julgue os itens
subsecutivos.

Entrada externa, arquivo referenciado e saída externa são funções do tipo transação.

Alternativas
Comentários
  • As funções do tipo transação representam a funcionalidade fornecida ao usuário para entender as suas necessidades e processamento de dados pela aplicação. São classificadas em Entradas Externas, Saídas Externas ou Consultas Externas.
    Um arquivo referenciado é: · Um Arquivo Lógico Interno lido ou mantido pela função do tipo transação: ou · Um Arquivo de Interface Externa lido pela função do tipo transação.
    Logo, um arquivo referenciado não é função de transação. Ele referencia uma função do tipo dado (AIE ou ALI), utilizada por uma função de transação.
  • Comentário :
    Prezados,
    Para realizar a contagem de pontos de função, devemos identificar as funções do tipo dado e as funções do tipo transação.
    As funções do tipo transação são :
    - Entradas Externas : Uma entrada externa é um processo elementar que processa dados ou informações de controle recebidos de fora da fronteira da aplicação e cujo objetivo principal é manter um ou mais Arquivos Lógicos Internos (ALI) e/ou alterar o comportamento do sistema. Desta forma uma EE provoca uma inclusão , exclusão e/ou alteração nos dados dos ALI. (VAZQUEZ, 2005)
    - Saída Externa : Uma saída externa(SE) é um processo elementar que envia dados ou informações de controle para fora da fronteira da aplicação. Seu objetivo é exibir informações recuperadas através de processamento lógico , isto é , processamento que envolva cálculos ou criação de dados derivados e não apenas uma simples recuperação de dados. Uma Saída Externa pode manter um ALI ou alterar o comportamento do sistema. Representam assim atividades do sistema que transformam dados dos ALI e geram resultados que são exibidos ao usuário.(VAZQUEZ,2005)
    - Consulta Externa : Uma consulta Externa representa a necessidade de processamento de consultas da aplicação sendo uma combinação de entrada/saída de dados onde uma entrada de dados causa uma recuperação e saída de dados correspondente. A lógica de processamento não deve conter fórmula matemática ou cálculo nem criar dados derivados ou atualizar nenhum ALI. (VAZQUEZ,2005)
    Podemos perceber que a questão está errada pois inclui o arquivo referenciado como sendo uma função do tipo transação.
    Mas o que seria um arquivo referenciado ?
    Um arquivo referenciado é qualquer ALI que foi consultado ou atualizado pelo processo ou qualquer AIE que foi consultado.(IFPUG2010). Eles são usados para se definir a complexidade das funções de transação.
     
    Fontes :
    IFPUG2010 THE INTERNATIONAL FUNCTION POINT USERS GROUP, Princeton Junction. Function Point Counting Practices Manual release 4.3.1 [s.l.]
    VAZQUEZ, C. E.;SIMÕES, G. S; ALBERT, R. M. Análise de Pontos de Função – Medição, Estimativas e Gerenciamento de Projetos de Software. 2005. 3.ed. São Paulo- Editora Erica
  • Questão Errada! Funções de dados: representam a necessidade de armazenamento e são duas:
    - ALI: Aquivo lógico Interno - refere-se às informações do domínio armazenadas e mantidas dentro da fronteira da aplicação - AIE: Arquivo de Interface Externa - refere-se às informações que são importantes à aplicação, mas que são mantidas dentro da fronteira de outra aplicação. Função do tipo transação: representam as funcionalidade fornecidas e são classificadas de acordo com o objetivo, são 3:
    - EE: entrada externa - refere-se ao ingresso de informações de fora da fronteira com o objetivo de manter uma ALI;
    - CE - Consulta externa - refere-se à saída de informações com o objetivo de apresentação do dados;
    - SE - Saída Externa - refere-se á saída de informação processada, ou seja, devem ser realizados cálculos ou tratamento de dados antes da sua saída.
  • Entrada externa, consulta externa e saída externa são funções do tipo transação.