SóProvas


ID
895177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que concerne à análise e projetos orientados a objetos, julgue os
itens que se seguem.

Servidores e objetos ativos são tipos de implementação de objetos simultâneos de um projeto de sistema orientado a objeto.

Alternativas
Comentários
  • Confesso que foi novidade para mim, mas, segundo o material que pesquisei, a questão está correta. Veja:

    Existem dois tipos de implementação de objetos simultâneos:
     
    • Servidores: O objeto é implementado como um processo paralelo (servidor), com métodos correspondentes às operações definidas pelo objeto. Quando completam sua operação, o objeto interrompe sua execução e aguarda por outras
          requisições de serviço.
          Usados quando o serviço requisitado leva algum tempo para ser concluído.         
     
     
    • Objetos Ativos: O estado do objeto pode ser modificado por operações internas em execução dentro do próprio objeto. O processo que representa o objeto executa continuamente essas operações e, assim, nunca interrompe a si próprio.
          Usados quando precisam atualizar constantemente o seu próprio estado em          intervalos específicos.

    http://www.dcce.ibilce.unesp.br/~ines/cursos/eng_soft/aula09.PDF
  • Só pra adicionar uma referência 100% segura, segundo Sommerville [1]:

    "Existem dois tipos de implementação de objetos concorrentes:"

    "1. Servidores na qual o objeto é implementado como um processo paralelo com métodos que correspondem às operações de objeto definidas."
    "2. Objetos Ativos na qual o estado do objeto pode ser modificado pela execução de operações internas dentro do pr´prio objeto.
    "

    [1]: Sommerville, Engenharaia de Software, 8ª Edição, página 212
  • Prezados,
    A questão está correta de acordo com a conceituação de objetos concorrentes contida no livro do Sommervile, capitulo 14.
    Conceitualmente, um objeto solicita um serviço de um outro objeto enviando uma mensagem de solicitação de serviço para esse objeto. Não existe requisito para execução em série, na qual um objeto aguarda o término de um serviço solicitado. Consequentemente, o modelo geral de interação de objetos permite que objetos sejam executados concorrentemente como processos paralelos. Esses objetos podem ser executados no mesmo computador, ou como objetos distribuídos, em máquinas diferentes.
    Os objetos dentro de um sistema podem ser executados ao mesmo tempo para que os mesmo possam vir a desenvolver atividades diferentes dentro do software, ou seja, enquanto um objeto realiza um calculo, por exemplo, os outros podem estar obtendo informações do ambiente ou estarem até se comunicando com o usuário propriamente dito.
    A capacidade de se poder executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo permite que o software não se prenda na realização de uma única tarefa o que poderia acarretar um baixo rendimento do sistema podendo levar o software a sua completa inutilidade por falta de produtividade.
    De acordo com Sommerville, existem dois tipos de implementação de objetos simultâneos, são eles:
    Servidoresna qual o objeto é implementado como um processo paralelo com métodos que correspondem às operações de objeto definidas. Os métodos são iniciados em resposta a uma mensagem externa e podem ser executados paralelamente com métodos associados a outros objetos. Quando eles concluírem sua operação, o objeto suspenderá a execução e aguardará outras solicitações por serviço
    Objetos ativosna qual o estado do objeto pode ser modificado pela execução de operações internas dentro do próprio objeto. O processo que representa o objeto executa continuamente essas operações e, assim, nunca suspende sua própria execução
    Lembrando que a UML 2.0 já suporta modelagem de concorrência, faz uso de objetos ativos e estados de concorrência.
    Fonte : Sommerville, Ian ,Software Engineering, 8th edition
  • deixaria em branco fácil

  • Eu tbm deixaria em branco, mas marquei certo.  

    Porém treino é treino e prova é prova