SóProvas


ID
895792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação a treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E),
julgue os itens que se seguem.

As ações de treinamento devem ser direcionadas para as atividades atualmente desempenhadas na instituição, sendo realizadas no intuito de eliminar deficiências previamente identificadas.

Alternativas
Comentários
  • Correta.
    Mas confesso que marquei Errada. Pensei que a segunda parte da questão estava incorreta, pq na verdade a maioria dos autores consideram que o objetivo do treinamento não é a eliminação das deficiências previamente identificadas, mas desenvolver as habilidades de quem as realiza.
    Chiavenato – “O treinamento é orientado para o presente, focalizando o cargo atual e buscando melhorar aquelas habilidades e capacidades relacionadas com o desempenho imediato do cargo”. 
    Nadler - “Treinamento é aprendizagem para propiciar melhoria de desempenho no trabalho atual”. 
    Goldstein – “Treinamento é uma aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimento, regras ou habilidades que resultem na melhoria do desempenho no trabalho”. 
    Gardênia – “Eventos educacionais de curta e média duração compostos por subsistemas de avaliação de necessidades, planejamento instrucional e avaliação que visam melhoria de desempenho funcional, por meio da criação de situações que facilitem a aquisição, a retenção e a transferência da aprendizagem para o trabalho”.

    Bons estudos!!
  • Eu tb errei, mas depois fui verificar no livro do Chiavenato vi a explicação do Levantamento das necessidades de treinamento. Para contribuir com o que as colegas acima.
    Segundo Chiavenato no seu livro Administração Pública e Geral. 3ª edição, 2012 páginas 158 e 159
    "Levantamento das necessidades de treinamento é a etapa do diagnóstico das necessidades e carências do treinamento. Constitiu o diagnóstico preliminar dos problemas que devem ser removidos por meio do treinamento em três níveis: análise da organização, análise departamental e análisedas tarefas e operações"
    Continuando, ele finaliza esse tópico assim:
    "Na realidade, o diagnóstico de treinamento significa um esforço de manutenção corretiva das carências de conhecimento, habilidades, destrezas e competências que são necessárias para o desempenho das atividades. As entidades bem-sucedidas se preocupam mais com a manutenção preventiva: antecipam-se a essas carências, promovendo o treinamento antes - e não depois - que novos conhecimeno, habilidades e competências se tornem necessários e imprescindíveis."
    Pelo trecho final, o autor fala exatamente o traz a questão "eliminar deficiências previamente definidas".
    Bom, erramos aqui e acetamos na prova!!
    Bons estudos!
  • Esta é fácil de anular !!!! Ninguém ELIMINA dificiência com treinamento !!! Tem hora que a cespe é ridicula !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • Creio que o fato de dizer que o treinamento é feito para sanar deficiências diagnosticadas previamente não torne a questão incorreta. É bom lembrarmos que, o treinamento é um processo cíclico e contínuo composto por quatro etapas: Diagnostico, Desenho, Implementação e Avaliação. Cada uma dessas etapas traz sua valiosa contribuição antes, durante, e após a realização de todo o processo, visto que envolve o diagnostico da situação atual, a definição de qual estratégia trará a melhor solução, a execução das ações que envolvem o processo. Sendo assim, explica-se que:
    • Diagnosticar representa o levantamento das necessidades que trarãosubsídio ao plano de treinamento, tendo em vista, que são identificadas as carências de preparo profissional das pessoas “As necessidades de treinamento se referem ascarências no desempenho atual e passado para o alcance de novo patamar dedesempenho futuro que se pretende atingir” (CHIAVENATO, 2004).

    • Desenhar o programa de treinamento refere-se ao planejamento dasações a serem desenvolvidas com base no diagnóstico prescrito e visa provocar odesencadeamento das ações necessárias com a máxima eficácia para o alcance dosobjetivos desejados. O programa de treinamento deve estar diretamente associado asnecessidades estratégicas da organização. Marras (2000, p.155) assevera que “o planejamento de treinamento é o elo entre políticas, diretrizes e ações formais einformais que regem as relações organizacionais”

    •   Programar  é a execução do programa de treinamento com aplicação dosaspectos analisados anteriormente, em que se busca suprir as necessidades identificadasna organização. Nesta etapa desenvolve-se o plano de ação, os métodos e as técnicascom vistas a ampliar e desenvolver os conhecimentos do capital intelectual daorganização.

    • Avaliar é a etapa final do processo, nela busca-se verificar se o programa de treinamento atingiu seus objetivos para conhecer se ocorreram falhas e seforam atingidas as necessidades para as quais foi desenhado. Segundo Marras (2000, p.159) “A avaliação tem por finalidade aferir os resultados conseguidoscomparativamente àquilo que foi planejado esperado pela organização”. Entende-se quea avaliação do programa de treinamento busca verificar sua eficácia, Isto é, para ver se otreinamento realmente atendeu as necessidades da organização.Segundo Marras (2000), o levantamento de necessidades responde a duas perguntas iniciais, sendo estas: Quem deve ser treinado, e o que deve ser aprendido? Nesse processo, conhecer quem vai ser treinado, os recursos a serem utilizados e a suaseqüência devem ser avaliado e planejado, para, então, serem aplicados conforme anecessidade identificada. Ao finalizar o processo, a avaliação é necessária como formade retroalimentação.

    Logo, o treinamento serve para eliminar deficiências previamente detectadas, ou seja, na etapa de diagnóstico.
  • De acordo com Meneses, Zerbini e Abbad (2006), TREINAMENTO é a ação voltada para atividades atualmente desempenhadas, DESENVOLVIMENTO compreende a ação orientada para o crescimento pessoal e profissional do indivíduo, não havendo vínculo direto com atividades laborais, e educação volta-se ao preparo do indivíduo para atividades que serão desempenhadas em um futuro breve.

    Na concepção de Gil (2001:121), treinamento é "o meio para adequar cada pessoa a seu cargo, com vista no alcance dos objetivos da organização".

    “O treinamento – como todas as atividades voltadas para as pessoas – é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. Em outras palavras, o treinamento é uma função gerencial”.
    (Chiavenato, 2008:155). Neste contexto de entendimento, o treinamento é um processo cíclico e composto por quatro etapas.

    Outros autores, como Wexley e Hinrichs acreditam que Treinamento é um processo de aprendizado que auxilia o profissional a atingir a eficiência exigida no seu trabalho (presente e futuro) mediante o desenvolvimento de hábitos apropriados de pensamentos, ações, atitudes, comportamentos, conhecimentos e técnicas.

  • a colega no primeiro comentário posta vários autores que contradizem a cespe...mas a cespe se acha tanto né...que ela vai contra TODOS OS AUTORES DE GESTÃO.

  • TREINAMENTO: A ATUAÇÃO A CURTO PRAZO, FOCO NO PRESENTE,  RELACIONADO À EXECUÇÃO DA TAREFA.


    DESENVOLVIMENTO: A ATUAÇÃO A LONGO PRAZO, FOCO NO FUTURO, RELACIONADO À PESSOA (PESSOAL E PROFISSIONAL).


    EDUCAÇÃO CORPORATIVA: A ATUAÇÃO A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO, MAS COM ORIENTAÇÃO A LONGO PRAZO, POIS CONSIDERA QUE A APRENDIZAGEM DEVE SER PROPAGADA POR TODA A ORGANIZAÇÃO E POR UM LONGO TEMPO. 

     

     

     

    GABARITO CERTO
     

  • Treinamento: visa corrigir um deficit encontrado no cargo atual. Focado no agora.
    Desenvolvimento: visa preparar o colaborador para o futuro. Focado no futuro.



    Espero ter ajudado. 
    Vamoooos passaaaar pessoal!

  • Gosto muito dos comentarios do Pedro Matos, mas essa lhama me dah nos nervos!!!! hahahahahahhaha

  • No treinamento, a palavra-chave é presente!


    O treinamento envolve ações direcionadas ao aperfeiçoamento de competências e habilidades já existentes nas pessoas, a fim de interferir positivamente em tais áreas com necessidades previamente levantadas.

     

    by neto..

  • ".... Borges-Andrade (1997) define o treinamento de pessoal como “o esforço despendido pelas organizações para propiciar oportunidades de aprendizagem aos seus integrantes” (p.112), cujos propósitos mais tradicionais estão relacionados (1) à identificação e superação de deficiências no desempenho de empregados, (2) à preparação de empregados para novas funções e (3) ao retreinamento para adaptação da mão-de-obra à introdução de novas tecnologias no trabalho. ..."

     

    ODELIUS, C.; SIQUEIRA JR , F. Treinamento, Desenvolvimento E Educação Em Organizações: Aspectos Que Influenciam A Efetividade de Seus Resultados. XXXI Encontro da ANPAD. disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EOR-B1757.pdf

  • nao de certo......vou treinar o cara hoje pra uma funcao de diretor que ele terá em 2099...hahahha

    por favor neh... o cespe pega mto pesado em varias questoes de GP, mas em outras parece piada.

  • Gab: CERTO

    O Treinamento é para o Cargo e a Curto prazo. Sendo assim, visa eliminar possíveis deficiências apresentadas no decorrer das atividades.

    Visar à eliminação, tender à eliminação, buscar a eliminação são objetivos de qualquer empresa ou organização, ainda mais se o processo a ser eliminado colocar em risco as atividades, operações e negócios. O fato é que, quando eu viso, viso na vontade de alcançar/ perspectiva, isso não quer dizer que eliminarei, mas tenderei a acrescentar esforços para que isso ocorra. Aqui podemos dizer que ocorre o processo de Reforço de Skinner.

    Acredito ter sido esse o entendimento do examinador ao elaborar essa redação.

    Erros, mandem mensagem :)