Enunciado: Função da camada de rede do modelo OSI
-> Camada de rede = camada 03. Vamos buscar então os elementos associados à essa camada:
.
Letra A: ERRADA.Switches - Camada de Enlace = camada 2.
.
Letra B: ERRADA. Camada de Transporte é responsável pela comunicação entre processos finais. (Fourosan - pág 687 - Comunicação_de_Dados_e Rede de Computadores 4a Ed.)
.
Letra C: ERRADA. Alternativa ficou muito aberta... pode se referir à:
Camada de Sessão: Essa camada tem como objetivo sincronizar o diálogo e gerenciar a troca de dados entre diferentes pontos da camada de apresentação. Segundo Tanenbaum (2006), a camada de sessão permite que os usuários de diferentes máquinas estabeleçam sessões entre eles.
Camada física: Codificação de dados: modifica o padrão de sinal digital simples (1s e 0s) usado pelo PC para acomodar melhor as características do meio físico e para ajudar na sincronização de bits e quadros.
.
Letra D: ERRADA. "Atualizar e manter tabelas de encaminhamento dos switches" = Camada de Enlace. Os método de encaminhamento dos pacotes utilizado podem ser store-and-forward, cut-through ou adaptative cut through.
.
Letra E: CORRETA! A camada de rede do modelo OSI é responsável por controlar a operação da rede de um modo geral. Suas principais funções são o roteamento dos pacotes entre fonte e destino, mesmo que estes tenham que passar por diversos nós intermediários durante o percurso, o controle de congestionamento e a contabilização do número de pacotes ou bytes utilizados pelo usuário, para fins de tarifação.
CAMADA
FUNÇÃO
Física
Transmissão de bits; estabelecimento conexões físicas; comunicação entre modem’s; comutação; multiplexação física; modulação analógica e digital.
Enlace de Dados
Delineamento de quadros; detecção e correção de erros em nível de rede local; controle de acesso ao meio.
Rede
Roteamento; controle de congestionamento.
Transporte
Detecção e correção de erros fim a fim; controle de fluxo; multiplexação.
Sessão
Gerência de diálogo; sincronização; gerência de atividade.
Apresentação
Conversão de formatos; uso de sintaxe padrão durante a transmissão; criptografia; compressão de dados.
Aplicação
Correio eletrônico; terminal virtual; transferência e gerência de sistemas de arquivos remotos; servidores diversos.