-
Com a crescente disponibilização de sistemas aplicativos através da Internet, a segurança e padronização de acessos por parte dos usuários de determinada instituição vêm acumulando uma importância cada vez maior. Arquiteturas do tipo “single sign-on”, onde o usuário se autentica apenas uma vez e recebe autorização para executar determinados aplicativos, têm sido implementadas através da disponibilização de uma base de dados geralmente rodando através de um, ou mais, servidores LDAP.
Dois tipos de configuração para a replicação de um servidor ldap são.
-> master-slave -> permite a atualização da base de dados em apenas um dos nós (o chamado master) e sua replicação automática para o escravo (slave).
-> mirror mode -> possibilita a alteração em qualquer um dos nós e subseqüente atualização para os demais.
Fonte: http://ubuntuforum-br.org/?topic=37773.0.
-
Existem algumas formas de replicação que podem ser usadas no syncrepl, que são :
- Delta-syncrepl - Baseado em objetos para replicação. Quando um atributo de um objeto é alterado no provedor, cada consumidor busca e processa o objeto completo mudado, incluindo tanto os valores de atributos alterados e inalterados durante a replicação.
- N-Way MultiMaster – Como o nome diz está replicação consiste um dois ou mais servidores Master, independentes, os quais possuem todas as suas funcionalidade, com controle interno para manter a integridade.
- Mirror-Mode – O MirrorMode é uma configuração hibrida que oferece todas as garantias de consistência de um único Master, além de fornecer a alta disponibilidade MultiMaster. Em um MirrorMode dois fornecedores (Master) estão configurados para replicar um do outro, mas uma interface externa é utilizado para dirigir todas as escritas para apenas um dos dois servidores. O segundo provedor só será usando como o primeiro falhar.
- Suncrepl Proxy Mode – No modos vistos anteriormente a sincronização LDAP é feita no modo push (refreshAndPersit) onde o consumidor inicia a conexão ao provedor. Em algumas configurações específicas , o firewall por exemplo pode não funcionar com isso é necessário configurar o provedor com o serviço syncrepl, enviando os dados para o consumidor.
Cada uma dessas tem suas vantagens e desvantagem e são usadas em determinadas situações. É muito citado em documentações como : Master x Slave, Master x Master e Diretórios distribuídos, normalmente não é feito menção ao método Proxy Mode
Fonte: http://www.stato.blog.br/wordpress/?p=698.
-
a)Proxy Mode e Real Mode.[errado]
b)Mirror Mode e Pri Sec Serv.[errado]
c)Multi-Master e Mirror Mode.[correto]
d)Multi-Master e Real Mode.[errado]
e)Proxy Mode e Pri Sec Serv.[errado]