-
A segurança da informação está fundamentada, basicamente, nos seguintes itens:
-
Integridade: a integridade visa assegurar que um documento não teve seu conteúdo alterado após ter sido assinado. Para isso, o sistema é capaz de detectar alterações não autorizadas no conteúdo. O objetivo é que o destinatário verifique que os dados não foram modificados indevidamente.
-
Autenticidade: visa estabelecer a validade da transmissão, da mensagem e do seu remetente. O objetivo é que o destinatário possa comprovar a origem e autoria de um determinado documento.
-
Não repúdio: visa garantir que o autor não negue ter criado e assinado o documento.
-
Irretroatividade: visa garantir que o sistema não permita a geração de documentos de forma retroativa no tempo.
Um documento eletrônico é qualquer arquivo sobre o qual seja necessário agregar segurança segundo os itens acima relacionados.
Esses requisitos de segurança podem ser atendidos por meio do uso de técnicas de certificação e assinatura digital e de protocolação eletrônica de documentos.
FONTE:http://www.tjms.jus.br/WebHelp/id_seguranca_da_informacao.htm
-
Lealdade foi boa! kkk
Assinatura NUNCA provê sigilo, essa não é sua função (lembrar disso).
Abs!
-
Prezados,
O processo de assinatura digital fornece autenticidade,
garantindo para o recebedor que o documento é de fato do emissor. Garante
também a integridade, permitindo que o recebedor valide se alguma alteração foi
feita no documento, e garante também o não repúdio, impedindo que o emissor
negue a autoria da mensagem depois do envio.
A assinatura digital por si só não fornece sigilo, e Lealdade
( citada na alternativa E ) não é um componente criptográfico .
A alternativa correta é : B.
-
Gabarito B
Autenticidade - propriedade que garante que a informação é proveniente da fonte anunciada e que não foi alvo de mutações ao longo de um processo.
Integridade - propriedade que garante que a informação manipulada mantenha todas as características originais estabelecidas pelo proprietário da informação, incluindo controle de mudanças e garantia do seu ciclo de vida (Corrente, intermediária e permanente). O ciclo de vida da informação órgânica - criada em ambiente organizacional - segue as três fases do ciclo de vida dos documentos de arquivos; conforme preceitua os canadenses da Universidade do Quebec (Canadá): Carol Couture e Jean Yves Rousseau, no livro Os Fundamentos da Disciplina Arquivística.
Irretratabilidade ou Não Repúdio - propriedade que garante a impossibilidade de negar a autoria em relação a uma transação anteriormente feita.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
AssINAtura