SóProvas


ID
901135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de conceitos da arquitetura TCP/IP, julgue os itens a seguir.

O IPv4 (Internet Protocol versão 4) tem um limite de gerenciamento de cerca de 4 bilhões de endereços IP, ou seja, de 4 bilhões de equipamentos conectados. Já o IPv6 (Internet Protocol versão 6) usa endereços de 128 bits que extrapolam o limite de 4 bilhões de endereços IP e acrescenta melhoramentos em aspectos de segurança, mobilidade e desempenho.

Alternativas
Comentários
  • Correto. 

    O Protocolo de IP versão 4 (IPv4) possui 32 bits e é dividido em 4 octetos de 8 bits, resultando numa combinação de mais de 4 bilhões de endereços.

    Já o IPV6 usa endereços de 128 bits em formato hexadecimal e permite uma combinação quase que inesgotável de endereços. A quantidade de endereços é absurda. Seria o número 340.282.366.90 seguidos por mais 27 casa decimais.
  • IPv4 IPv6
    Os endereços têm 32 bits (4 bytes) de tamanho. Os endereços têm 128 bits (16 bytes) de tamanho.
    Registros de endereço (A) no DNS mapeiam nomes de hosts para endereços IPv4. Registros de endereço (AAAA) no DNS mapeiam nomes de hosts para endereços IPv6.
    Registros do tipo Pointer (PTR) no domínio IN-ADDR.ARPA DNS mapeiam endereços IPv4 addresses para nomes de hosts. Registros do tipo Pointer (PTR) no domínio IP6.ARPA DNS mapeiam endereços IPv6 para nomes de hosts.
    IPSec é opcional e deverá ser suportado externamente. O suporte ao IPSec não é opcional.
    O cabeçalho não identifica o fluxo de caminho ou tipo de tráfego para tratamento de QoS pelos roteadores. O cabeçalho contém o campo Flow Label,que identifica o caminho e associa datagramas que fazem parte da comunicação entre duas aplicações e o campo Traffic Class,que assinala a classe do serviço e permite tratamento de QoS pelo roteador.
    Tanto os roteadores quanto o host de envio fragmentam os pacotes. Os roteadores não suportam a fragmentação de pacotes. O host de envio efetua a fragmentação de pacotes.
    O cabeçalho inclui o Checksum,campo de verificação para o cabeçalho do datagrama. O cabeçalho não inclui o campo Checksum.
    O cabeçalho incluí opções. Dados adicionais são suportados através de cabeçalhos de extensão.
    ARP usa pedidos de broadcast ARP para resolver endereços IP para endereços MAC/Hardware. Utiliza mensagens Multicast Neighbor Solicitation para resolver os endereços IP para endereços MAC.
    O Internet Group Management Protocol (IGMP) gerencia  os membros de grupos de subrede locais. As mensagens Multicast Listener Discovery (MLD) gerenciam os membros em grupos de subrede locais.
    Endereços de Broadcast são usados para enviar tráfego a todo os nós de uma subrede. O IPv6 usa um escopo de endereço multicast link-local para todos os nós.
    Pode ser configurado manualmente ou por DHCP. Não requer configuração manual ou DHCP.
    Deve suportar um tamanho de pacote de 576-byte (possivelmente fragmentado). Deve suportar um tamanho de pacote de 1280-byte (sem fragmentação).
  • O IPv4 (Internet Protocol versão 4) tem um limite de gerenciamento de cerca de 4 bilhões de endereços IP, ou seja, de 4 bilhões de equipamentos conectados. Já o IPv6 (Internet Protocol versão 6) usa endereços de 128 bits que extrapolam o limite de 4 bilhões de endereços IP e acrescenta melhoramentos em aspectos de segurança, mobilidade e desempenho.

    COMENTÁRIOS:

    Informática para Concursos - 5ª Edição

    IPv6 – nova forma de endereçamento na Internet

    Tudo o que estudamos agora (endereço IP, máscara de sub-rede, classes) está para se tornar inútil (na verdade, já deveria ter se tornado, segundo os agendamentos, neste último ano de 2012).

    Toda a Internet deve mudar seu estilo de endereçamento para uma versão mais nova do protocolo IP, a chamada versão 6 (IPv6). Cumpre salientar, caro leitor, que tudo que se viu até agora neste livro trata da versão 4 (IPv4).

    Vamos analisar um pouco, mesmo que superficialmente, o protocolo IP na versão 6.

    Em primeiro lugar, o IPv6 promove uma mudança radical (demais) no endereço IP. Ou seja, os computadores passarão a ter endereços diferentes daqueles com que estamos acostumados.

    “Mas, João, justo agora que entendi tudo sobre máscara e endereço IP e tudo mais. Já tava gostando da coisa.”

    É, caro leitor... Só que o endereço IP como conhecemos existe desde a década de 1970. Já estava na hora de mudar. Imagine, por exemplo, que o endereço IP atual tem 32 bits e isso permite 232 combinações diferentes de endereços. São, ao todo, mais de 4 bilhões de endereços.

    Mesmo parecendo ser muita coisa, estes 4 bilhões já são considerados insuficientes, seja porque muitos desses endereços estão inutilizados (redes classe A e B subutilizadas desperdiçando endereços), seja porque há muito mais equipamentos (além de computadores) ligados à Internet hoje em dia (celulares, TVs, videogames, geladeiras, todos eles precisam de endereços IP para se conectar).

    Então, já havia uma preocupação latente em quando os endereços IP da Internet passariam a ser considerados escassos. Eles já são considerados escassos há muito tempo, e a mudança começou há pelo menos uma década.

    A criação do IPv6 não é de agora, mas a obrigatoriedade da migração é coisa recente. Logo, logo, teremos todos de “migrar” (na verdade, não somos nós, são os nossos provedores de acesso) para usar IPv6.

  • Fiquei com um certo receio destes 4 bilhões visto que existem muitos endereços reservados e de classe A e B. Marquei como correta mas enfim o CESPE deveria ser mais técnico ao elaborar essas questões.
  • F C, Não tem muitos, Classe A tem somente um 10.0.0.0/8 , e Classe B somente o 172.16.0.0/16 .. 

  • IpSec é obrigatório no Ipv6

  • c-

    IPV6 (internet protocol version 6) é um processo estabelecido por IETF (internet engineering task force) para envio de dados por packets por um modelo de camadas para controle da informacao e diversos protocolos da rede conectados para possibilitar a transmissao de dados. IPV6 usa enderecamento de 128-bit para encaminhamento de dados entre routers.

  • Melhoramentos fornecidos pelo IPv6 e que de fato abarcam esses 3 escopos.

    Na área de segurança tem-se a implementação do IPSeC,

    Na mobilidade a capacidade de endereço único com significado global, ou seja, pode-se conectar em qualquer rede

    além de avanços nas técnicas de transição entre redes.

    No desempenho, tem-se melhorias a nível da implementação do protocolo como a não fragmentação em nós intermediários.

  • inacreditável futebol clube kkkkkkkkkkkkkk questão fdp

  • IPV4 = 256 x 256 x 256 x 256 = 4.294.967.296