SóProvas


ID
901177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No que se refere ao conceito de banco de dados relacional, julgue
os itens seguintes.

Denomina-se chave estrangeira o conjunto de um ou mais atributos que nunca se repetem. As chaves estrangeiras poderão ser utilizadas como um índice para a tabela de banco de dados.

Alternativas
Comentários
  • O conceito de Chave estrangeira ou Chave secundária em uso de banco de dados se refere ao tipo de relacionamento entre distintas tabelas de dados do banco de dados.

    Uma chave estrangeira é chamada quando há o relacionamento entre duas tabelas.

    Sempre em chave estrangeira vai haver relacionamentos entre tabelas, por exemplo, se uma tabela que tem uma chave primária de outra tabela.
  • Apenas complementando o comentário do colega: 

    "Chaves primárias" (em inglês, "Primary Keys" ou "PK"), sob o ponto de vista de um banco de dados relacional, referem-se aos conjuntos de um ou mais campos, cujos valores, considerando a combinação de valores de todos os campos da tupla, nunca se repetem e que podem ser usadas como um índice para os demais campos da tabela do banco de dados. Em chaves primárias, não pode haver valores nulos nem repetição de tuplas."
  • O erro está em "nunca se repetem". Aliás, o mais comum na prática é tenham valores repetidos mesmo.

    A parte sobre chave estrangeira ser utilizada como índice é verdadeira, vide link abaixo sobre o caso.

    http://www.sqlskills.com/blogs/kimberly/when-did-sql-server-stop-putting-indexes-on-foreign-key-columns/
  • A questão conceitua, na verdade, chave primária.

  • Gab: ERRADO

     

    chave estrangeira, ou foreign key (FK), diz respeito a um relacionamento entre tabelas. De forma sucinta, a chave estrangeira é uma referência, em uma tabela, a uma chave primária de outra tabela. Para facilitar a compreensão, tomemos como exemplo duas tabelas: Pessoa Carro. Para montarmos um relacionamento entre elas, poderíamos ter, na tabela Carro, o campo ID_Pessoa fazendo referência à chave primária da tabela Pessoa. O erro da questão é afirmar que as "FK" nunca se repetem. As que nunca se repetem são as chaves PRIMÁRIAS.

     

    Fonte de Pesquisa: https://www.devmedia.com.br/sql-aprenda-a-utilizar-a-chave-primaria-e-a-chave-estrangeira/37636

  • Chave estrangeira , um atributo ou um conjunto de atributo de uma certa tabela cujos valores aparecem na chave primária de outra tabela do banco.

  •  O erro da questão é afirmar que as "FK" nunca se repetem. As que nunca se repetem são as chaves PRIMÁRIAS.

    um FK NÃO cria automaticamente um índice. Faz sentido criar um - mas isso não é feito automaticamente pelo SQL Server.

    Uma restrição FOREIGN KEY é candidata a um índice porque:

    *As alterações nas restrições PRIMARY KEY são verificadas com as restrições FOREIGN KEY nas tabelas relacionadas.

    *As colunas de chave estrangeira são frequentemente usadas nos critérios de junção quando os dados das tabelas relacionadas são combinados nas consultas, correspondendo as colunas na restrição FOREIGN KEY de uma tabela com as colunas de chave primária ou exclusiva na outra tabela. Um índice permite que o Microsoft® SQL Server ™ 2000 encontre dados relacionados na tabela de chaves estrangeiras rapidamente. No entanto, a criação deste índice não é um requisito. 

  • Chave Estrangeira pode ser:

    -Repetida

    -Nula

    -Canditada

  • Analisando a questão:

    Denomina-se chave estrangeira (ERRADO) o conjunto de um ou mais atributos que nunca se repetem. As chaves estrangeiras (ERRADO) poderão ser utilizadas como um índice para a tabela de banco de dados. -> o correto seria "chave primária".

    Chave Primária (PK): toda tabela irá possuir uma, e somente uma, chave primária. Essa chave é utilizada como identificador único da tabela, sendo, então, representada, por aquele campo que não receberá valores repetidos, o atributo deve ser único.

    Chave Estrangeira (FK): é um conceito ligeiramente diferente. Ela não diz respeito, especificamente a uma tabela, mas sim a um relacionamento entre tabelas. De forma sucinta, a chave estrangeira é uma referência em uma tabela, uma chave primária de outra tabela.

    Fonte: Prof. Jerffeson Donizetti.

  • ERRADO

    Chave Estrangeira (FK)

    • estabelece um relacionamento com a chave primária de outra tabela; ou dela mesmo (auto relacionamento)
    • chaves estrangeiras são, usualmente, chaves primárias de outras relações
    • PODE ter valor nulo
    • PODE se repetir

    exemplo de 2 tabelas:

    TABELA PRODUTOS

    id_produto (chave primária)

    prod_nome

    prod_qtd

    id_categoria (chave estrangeira) -> cada categoria poderá constar várias vezes, ou seja, conclui-se que podem se repetir sim.

    TABELA CATEGORIAS

    id_categoria (chave primária) -> cada categoria deverá ser identificada de forma única/exclusiva

    cat_nome

    cat_descrição

  • O conceito acima é de chave primária. A chave primária pode ser utilizada como índice. Um índice é uma lista ordenada de valores que melhoram o desempenho de uma consulta de dados em uma tabela.

    A chave estrangeira é uma cópia da chave primária da tabela principal. É ela que possibilita a criação do relacionamento, pois as tabelas terão uma coluna comum entre elas. 

    Gabarito: Errado.