SóProvas


ID
901180
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No que se refere ao conceito de banco de dados relacional, julgue
os itens seguintes.

Na linguagem de consulta estruturada (SQL), é correto utilizar o comando TRUNCATE TABLE, com a finalidade de excluir todos os dados de uma tabela.

Alternativas
Comentários
  • Por vezes queremos remover todos os dados de uma tabela. Uma forma de o fazer é através do comando DROP TABLE.
    Mas e se apenas quisermos remover todos os dados, pode-se utilizar o comando TRUNCATE TABLE.
    A sintaxe para TRUNCATE TABLE é

    TRUNCATE TABLE "nome_tabela"

  • Complementando:
    Remove todas as linhas de uma tabela sem registrar as exclusões de linhas individuais. TRUNCATE TABLE é semelhante à instrução DELETE sem nenhuma cláusula WHERE; entretanto, TRUNCATE TABLE é mais rápida e utiliza menos recursos de sistema e log de transações.
    Certo.
    Fiquem com Deus!
  • ATENÇAO: em uma operação de truncate nao pode ser feita rollback nem flashback table, visto que o truncate realiza o commit de pronto
  • Resumindo.

    Caso queira deletar todos os registros de uma tabela, por ser mais rápido e por já limpar a marca d’agua da tabela é aconselhável utilizar o truncate, Caso seja necessário deletar apenas alguns registros da tabela sugiro utilizar o delete, e caso você deseja eliminar a tabela de seu Banco de dados Oracle juntamente com os objetos referentes a esta tabela o “drop table”, é a solução.


    http://www.oraclehome.com.br/2013/08/14/diferencas-entre-truncate-table-drop-table-ou-delete-from/

  • Somente adicionado mais informações sobre o TRUCATE:

    O comando TRUNCATE não pode ser utilizado dentro de um bloco de transação (delimitado por BEGIN/COMMIT), porque não existe a

    possibilidade de desfazê-lo.

    Bons estudos!

  • CERTO

    TRUNCATE TABLE é uma operação da Linguagem de Definição de Dados que marca as extensões de uma tabela para desalocação. O resultado dessa operação remove rapidamente todos os dados de uma tabela, geralmente ignorando vários mecanismos de imposição de integridade.

  • ~>É muito parecido com o comando DELETE, mas não usa a cláusula WHERE

    ~>Deleta todos os registros da tabela (e não a tabela em si)

    ~>Para deletar a tabela, usa-se o comando DROP. Para deixar uma tabela sem linhas, sem removê-la, deve ser usado o comando DELETE ou TRUNCATE.