-
Por vezes queremos remover todos os dados de uma tabela. Uma forma de o fazer é através do comando DROP TABLE.
Mas e se apenas quisermos remover todos os dados, pode-se utilizar o comando TRUNCATE TABLE.
A sintaxe para TRUNCATE TABLE é
TRUNCATE TABLE "nome_tabela"
-
Complementando:
Remove todas as linhas de uma tabela sem registrar as exclusões de linhas individuais. TRUNCATE TABLE é semelhante à instrução DELETE sem nenhuma cláusula WHERE; entretanto, TRUNCATE TABLE é mais rápida e utiliza menos recursos de sistema e log de transações.
Certo.
Fiquem com Deus!
-
ATENÇAO: em uma operação de truncate nao pode ser feita rollback nem flashback table, visto que o truncate realiza o commit de pronto
-
Resumindo.
Caso queira deletar todos os registros de uma tabela, por ser mais rápido e por já limpar a marca d’agua da tabela é aconselhável utilizar o truncate, Caso seja necessário deletar apenas alguns registros da tabela sugiro utilizar o delete, e caso você deseja eliminar a tabela de seu Banco de dados Oracle juntamente com os objetos referentes a esta tabela o “drop table”, é a solução.
http://www.oraclehome.com.br/2013/08/14/diferencas-entre-truncate-table-drop-table-ou-delete-from/
-
Somente adicionado mais informações sobre o TRUCATE:
O comando TRUNCATE não pode ser utilizado dentro de um bloco de transação (delimitado por BEGIN/COMMIT), porque não existe a
possibilidade de desfazê-lo.
Bons estudos!
-
CERTO
TRUNCATE TABLE é uma operação da Linguagem de Definição de Dados que marca as extensões de uma tabela para desalocação. O resultado dessa operação remove rapidamente todos os dados de uma tabela, geralmente ignorando vários mecanismos de imposição de integridade.
-
~>É muito parecido com o comando DELETE, mas não usa a cláusula WHERE
~>Deleta todos os registros da tabela (e não a tabela em si)
~>Para deletar a tabela, usa-se o comando DROP. Para deixar uma tabela sem linhas, sem removê-la, deve ser usado o comando DELETE ou TRUNCATE.