-
RESPOSTA: LETRA D.
A entidade deve manter um sistema de escrituração uniforme dos seus atos e fatos administrativos, através de processo manual, mecanizado ou eletrônico em corredspondência com a documentação respectiva e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o resultado econômico.
-
Escrituração contábil é ato de se fazer lançamentos em contas- geralmente para fins contábeis, relacionados a fatos administrativos que alteram qualitativamente ou quantitativamente o patrimônio.
-
A contabilidade estuda e controla o patrimonio da entidades por meio das TECNICAS CONTABEIS, que podem ser assim apresentadas:
1) Escrituração
2) Demonstrações Financeiras (Demonstrações Contábeis)
3) Auditoria
4) Análise de Demonstrações Financeiras (Análise de Balanço)
-
7. ESCRITURAÇÃO 7.1. Conceito e Finalidade A escrituração contábil tem como referência formal a Resolução n° 1330 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), aprovada em 18 de março de 2011. A escrituração é a técnica contábil responsável pela função de registrar todos os fatos administrativos que alterem o patrimônio das entidades econômico-administrativas, quer qualitativamente ou quantitativamente, visando ao controle do patrimônio, à apuração dos resultados dos exercícios sociais e a prestação de informações aos diversos usuários da informação contábil, ou seja, a escrituração é a base dos relatórios contábeis, que são, em última análise, os meios de comunicação da entidade com o mundo exterior ou interessados na informação contábil. O objetivo da escrituração é registrar, de maneira formal e padronizada, os fatos contábeis.
-
Segundo a doutrina, as técnicas contábeis são o conjunto de procedimentos utilizados pela contabilidade para registrar ou levantar os fatos contábeis. Nesse sentido, as técnicas são as seguintes:
-Escrituração: essa técnica é utilizada para registro dos fatos contábeis;
-Demonstrações Contábeis: técnica que possui, basicamente, o objetivo de evidenciar os fatos contábeis escriturados;
-Análise das Demonstrações Contábeis: possui o objetivo de extrair informações sobre a situação financeira, econômica e patrimonial da entidade, a fim de subsidiar o processo de tomada de decisões.
-Auditoria: possui o objetivo de examinar a escrituração e evidenciação das informações financeiras verificando se essas informações foram elaboradas de acordo com as normas vigentes e os princípios contábeis.
Fonte: Estratégia
-
As quatro técnicas contábeis existentes são: escrituração, elaboração das demonstrações contábeis, auditoria e análise das demonstrações contábeis.
DICA: E –E –A –A
Escrituração:Registra
Elaboração:Demonstra
Auditoria:Confirma
Análise:Analisa Logo, a técnica contábil que registra os fatos contábeis é chamada escrituração.
-
Minha contribuição.
Contabilidade
O comando da questão se refere à Escrituração, técnica utilizada para registro dos fatos contábeis. Para registrar esses fatos a Contabilidade vale-se dos lançamentos contábeis. Ademais, cabe destacar que um dos objetivos da escrituração é controlar o patrimônio.
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
-
(D)
Outras da CESPE que ajudam a responder:
==============================================
-Escrituração é a técnica contábil que tem por propósito efetuar o registro dos fatos contábeis em livros próprios(C)
- Escrituração é o registro de todas as ocorrências patrimoniais feito pela contabilidade por meio de técnica apropriada.(C)
-A escrituração é uma Técnica contábil que consiste em registrar, nos livros próprios, todos os acontecimentos que ocorrem na empresa e que modifiquem ou possam vir a modificar a situação patrimonial.(C)
-É correto afirmar que: A escrituração contábil é um procedimento muito importante na contabilidade, pois é a partir dela que se desenvolvem as demais técnicas de demonstração, análise e auditoria. A finalidade da escrituração contábil é fornecer às pessoas interessadas informações sobre um patrimônio determinado. Através do Livro diário que registra todas as operações que envolvem o patrimônio da empresa no decorrer de um período.(C)
-
Gabarito D
'' É ELA A ANA''
ESCRITURAÇÃO: registro dos fatos contábeis, por meio de lançamentos contábeis.(a todo momento)
ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: são um compilado de tudo o que ocorreu na empresa durante o exercício social. (um resumo)
AUDITORIA: verificação se a escrituração está correta.
ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: extrair informações sobre a situação financeira, econômica e patrimonial da entidade.
-
Minha contribuição.
Técnicas: conjunto de procedimentos utilizados pela contabilidade para registrar ou levantar os fatos contábeis.
a) Escrituração: técnica utilizada para registrar os fatos contábeis;
b) Demonstrações Contábeis: técnica utilizada para evidenciar os fatos contábeis escriturados;
c) Análise das Demonstrações Contábeis: técnica utilizada para extrair informações sobre a situação financeira, econômica e patrimonial da entidade, a fim de subsidiar o processo de tomada de decisões;
d) Auditoria: técnica utilizada para examinar a escrituração e evidenciação das informações financeiras, verificando se essas informações foram elaboradas de acordo com as normas vigentes e os princípios contábeis.
Fonte: Estratégia
Abraço!!!