SóProvas


ID
901918
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

Entende-se por Etiologia Criminal a ciência que estuda e investiga

Alternativas
Comentários
  • “A Criminologia como ciência independente, natural(humana) e social, com objeto, método e fins próprios na análise científica da problemática geral da criminalidade, do fenômeno delituoso, numa visão superior que não a confunde com outras ciências que acidentalmente ou secundariamente – e não primacialmente ou propriamente por seu objeto- também estudam a delinqüência. A Criminologia é etiologia criminal ( estudo das causas do delito), é dinâmica criminal ( estudo do processus delituoso em suas formas – motivação, exteriorização, etc.), servindo para a prevenção da criminalidade e o tratamento dos criminosos, sendo indispensável para o Direito Penal e a Política Criminal”. (Roque de Brito Alves)
    Gabarito: C


  • A criminologia é o conjunto de conhecimentos sobre o delito como fenômeno social. Tem no seu âmbito de pesquisa os processos de elaboração das leis, de infração das leis e de reação à infração das leis, e a extensão do fenômeno delitivo. A principal atividade centra-se no estudo das causas do delito, ou seja, em explicá-lo. Sob essa perspectiva, denominada de etiológica, existem diversas teorias que procuram explicar por que certas pessoas cometem delitos e por que em nossas sociedades existe um determinado índice para a delinquência.


     Resposta: (C)


  • Para responder facilmente esta questão, vamos ao "Pai-dos-burros":

    (e.ti:o.lo.gi.a)    sf.

    1. Campo do conhecimento que estuda as origens e causas das coisas. 2. Med. Estudo ou pesquisa das causas das doenças. 3. A origem de alguma coisa.  4. [F.: Do gr. aitiología, pelo fr. étiologie.]

    (cri.mi.no.gê.ne.se)

    Criminogênese sf (crímino+gênese)
    A origem do crime.

    Resposta: Alternativa (C) de casa.

  • Questão inverte o pedido comparado a questão anterior (demonstrando mais uma vez a “criatividade” da banca em inovar nas questões). Conforme acima, Etiologia Criminal também é conhecida por Criminogênese.

    Resposta: C

  • Assertiva C

    a etiologia criminológica, é seu papel explicar as causas do crime, segundo o método científico ou experimental, sendo capaz de subsidiar informações para a escolha de melhores meios de prevenção

  • Assertiva C

    Entende-se por Etiologia Criminal = a criminogênese, que objetiva explicar quais são as causas do crime.

  • GABARITO C

    Das disciplinas relacionadas à realidade criminal:

    1.      Fenomelogia criminal – ocupa-se da análise das formas do surgir criminal e elabora classes de execução do crime e tipologia de autores. Trata-se do método de análise utilizado pelos psicólogos para entender a vivência do paciente criminoso no mundo em que se encontra, bem como analisar seu modo de perceber os acontecimentos ao seu redor;

    2.      Etiologia criminalprocura esclarecer as causas do crime e da criminalidade (a criminogênese/origem do crime). Ocupa-se da compreensão das causas que conduzem ao comportar desviante;

    3.      Biologia criminal – compreende o crime como produto da personalidade de seu autor;

    4.      Sociologia criminal – estuda a motivação e a perpetuação do crime na sociedade;

    5.      Geografia criminal – é uma subespecialidade da sociologia criminal e tem como objeto investigar a criminalidade nas diferentes regiões geográficas;

    6.      Ecologia criminal – estuda a influência criminógeno dos lugares.

    Para haver progresso, tem que existir ordem. 

    DEUS SALVE O BRASIL.

    WhatsApp: (061) 99125-8039

    Instagram: CVFVitório

  • A prevenção especial positiva relaciona-se com a concepção etiológica de crime. CERTO

    Etiologia, genericamente, é a ciência que estuda causas de fenômenos.

    Mas a Criminologia etiológica, que traz a ideia etiológica de crime, vai além:

    "A Criminologia Etiológica (ou Tradicional) é o discurso que pretende diferenciar os criminosos dos indivíduos normais através de um método causal- explicativo (ou causal-determinista), no sentido de se determinar as causas (o como e o por que) do comportamento criminoso, caracterizado como existência de defeitos individuais dos sujeitos, naturais ou apreendidos (BARATTA, 2004, p. 21; CIRINO DOS SANTOS, 2017, p. 08), que explicariam a criminalidade de modo que ela fosse combatida com ferramentas modificativas do delinquente. Não diferente, esses olhares sobre o crime e o criminoso são próprios “da criminologia positivista que, inspirada na filosofia e na psicologia do positivismo naturalista, predominou entre os finais do século passado” (BARATTA, 2004, p. 21), mas que é reinventada e sobrevive na contemporaneidade para legitimar, e isso veremos a seguir, a incidência do Direito Penal, sem discutir a construção política deste (BATISTA, 2011, p. 29)."

     A concepção etiológica de crime trata-se de uma análise de delito e delinquente, coadunando-se com a função de prevenção especial positiva da pena.

    A prevenção especial positiva está ligada à ideia de ressocialização. Prevenção especial = focada no infrator. Positiva = objetiva a ressocialização. Ela está ligada à concepção etiológica de crime, ou seja, de que o sujeito tem, dentro de si, a característica do criminoso e que a pena deve entrar na sua mente e modificá-la. Ideia de que o criminoso tem que ser consertado.

  • Para não confundir:

    ETIOLOGIA: ramo do conhecimento cujo objeto é a pesquisa e a determinação das causas e origens de um determinado fenômeno.

    ETIMOLOGIA: estudo da origem e da evolução das palavras.

    Fonte: Google

  • NÃO CONFUNDIR COM PARADIGMA ETIOLÓGICO: estuda as causas e fatores da criminalidade para, só assim, individualizar as medidas adequadas a intervir no sujeito. O discurso etiológico da criminalidade, característico da Escola Positivista, passou a explorar uma metodologia causal-determinista, tentando explicar a razão das pessoas cometerem delitos. Causas que determinariam o comportamento criminoso, sempre partindo do pressuposto de que existiria um consenso médio na sociedade (Teoria do Consenso), no que concerne a valores e interesses que fundamentariam politicamente a sociedade. 

  • A criminogênese/Etiologia Criminal objetivam explicar quais são as causas do crime.

    Na verdade eles buscam entender a origem do crime o que leva o indivíduo a praticar o fato criminoso.

    Lembre-se: na Política Criminal Atuarial pouco importa com a origem do crime.

  • ETIOLOGIA CRIMINAL: CIÊNCIA QUE ESTUDA AS ORIGENS E CAUSAS DO CRIME, TAMBÉM CHAMADA DE CRIMINOGÊNESE (GÊNESE = ORIGEM).

  • Etiologia criminal ou criminogênese é o estudo da origem do crime e é um dos objetos de estudo da criminologia. 

  • Perspectiva Etiológica – quando falamos em etiologia, estamos falando do estudo das causas de um determinado fenômeno. Assim, a criminologia etiológica se preocupa com o crime enquanto um fenômeno decorrente de uma causa específica. Busca tratar de explicar a origem da delinquência (origem do crime), explicando as causas deste segundo um método científico ou experimental. Para isso fazer sentido, o crime é concebido como um fenômeno natural, causalmente determinado. Portanto, se aproxima muito de um crime como conceito ontológico.

    A criminologia moderna se afastou do paradigma etiológico, ou seja, superou a ideia de pensar que é possível encontrar uma causa determinante para o crime, e, assim, ser capaz de prever os remédios para combatê-lo. Mas, durante muito tempo o paradigma etiológico direcionou o estudo da criminologia.

    Então, na criminologia clássica, o que se buscava era encontrar a origem – causa – do crime. Pensou-se que erradicando a causa se eliminaria o efeito.

    Fonte: Curso Ciclos.

  • autor: Gílson Campos, Juiz Federal (TRF da 2ª Região) e Mestre em Direito (PUC-Rio), de Direito Penal, Criminalística, Criminologia

    A criminologia é o conjunto de conhecimentos sobre o delito como fenômeno social. Tem no seu âmbito de pesquisa os processos de elaboração das leis, de infração das leis e de reação à infração das leis, e a extensão do fenômeno delitivo. A principal atividade centra-se no estudo das causas do delito, ou seja, em explicá-lo. Sob essa perspectiva, denominada de etiológica, existem diversas teorias que procuram explicar por que certas pessoas cometem delitos e por que em nossas sociedades existe um determinado índice para a delinquência.

  • Quando se busca a origem do crime, a Criminologia se vale da chamada Etiologia Criminalciência que estuda as origens e causas do crime, também chamada de Criminogênese (Gênese = origem + crime)

  • etiologia -> criminogenese -> estudo dos motivos do crime.