SóProvas


ID
902239
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A estratégia para a administração dos conflitos na empresa, que pode ser adotada por cada uma das partes litigantes, e se caracteriza pela recusa em assumir um papel ativo nos procedimentos de resolução das divergências, é denominada

Alternativas
Comentários
  • Evitação, fuga ou abstenção: Acontece quando a pessoa reconhece a existência do conflito, mas prefere evitá-lo, não agindo para satisfação dos seus interesses nem os da outra parte. Aqui não há assertividade, nem cooperação. (Thomas).

    Espero ter ajudado! 

    O Senhor é a minha porção!
  • Existem várias formas de administrar conflitos. De um lado, temos os conflitos gerados por aqueles que desejam satisfazer os próprios interesses (assertividade). De outro, aqueles que levam em conta os interesses da outra parte (cooperação).

    Há um modelo que retrata cinco dimensões na administração de conflitos. Isto pode ser ilustrado de acordo com o fluxo descrito ao lado.

    Os estilos de administração de conflitos, mostrados no fluxo, podem criar diferentes resultados. Vejamos alguns deles.

    • Estilo de evitação ou (fuga ou abstenção). Reflete uma postura que não é nem assertiva e nem cooperativa, no sentido de se evitar ou fugir do conflito. É uma atitude de fuga em que o administrador procura evitar as situações de conflito.
    • Estilo de acomodação. Reflete alto grau de cooperação para suavizar as coisas e manter sempre um ambiente de harmonia. Consiste em resolver os pontos menores de discordância, e deixar os problemas maiores para frente. O negócio é ir levando com a barriga.
    • Estilo competitivo. É o comando autoritário que reflete forte assertividade para se impor o seu próprio interesse. É a atitude de confronto e de dominação em que uma parte se engaja em uma competição para ganhar/ perder, forçando o uso da autoridade. O negócio é ganhar.
    • Estilo de compromisso. Reflete uma combinação de ambas as características de assertividade e de cooperação. É utilizado quando uma parte aceita soluções razoáveis para a outra, e cada parte aceita ganhos e perdas na solução. Ocorre quando os componentes têm igual poder, e ambos os lados querem reduzir as diferenças, ou ainda quando as pessoas precisam chegar a uma solução temporária, sem pressão do tempo. O negócio é ter jogo de cintura.
    • Estilo de colaboração. Ou de solução de problemas. Reflete elevado grau de assertividade e de cooperação. O estilo colaborativo habilita ambas as partes a ganhar, enquanto utiliza a negociação e o intercâmbio para reduzir diferenças. O negócio é que ambas as partes ganhem, e se comprometam com a solução encontrada.
    FONTE: http://arquivos.unama.br/nead/gol/gol_adm_3mod/gestao_pessoas/web/Aula12/verprint.htm

  •  "pela RECUSA em assumir um papel ATIVO nos procedimentos de resolução das divergências"

    Alguém me explica porque não seria acomodação,  se há uma recusa de assumir um papel ativo então, se acomodou, não ?
  • Acredito que não seria acomodação e sim abstenção porque a questão fala em "estratégias que podem ser adotadas por cada uma das partes litigantes".
    Na acomodação uma das partes pode chegar até a colocar as necessidades e os interesses da outra parte acima dos seus, ou seja, ela apazigua, cedendo, mas não foge, como na abstenção.
  • Essas bancas hein...

    O fator crítico para resolver essa questão é saber a semântica das palavras, neste caso Abstenção!

    Segundo Chiavenatto (1999),

    Estilo Evitação: Consiste na fuga do conflito. É empregado quando o problema é corriqueiro, quando não há perspectiva de ganhar o conflito, quando se necessita de tempo para obter uma informação ou quando o conflito pode ser desvantajoso.

    LETRA C

    Abs,
  • abstenção pode ser entendido como sinônimo de evitação, que é a não aceitação do conflito existente.

  • O estilo de abstenção reflete baixa cooperação e baixa assertividade.

    A estilo de acomodação reflete alto grau de cooperação.

    " Acomodação ou "panos quentes" (apaziguamento): Alto grau de cooperação, funcionando melhor quando as pessoas sabem o que é errado, quando um assunto é mais importante que outros, quando se pretende construir créditos sociais para utilizar em outras situações ou quando a manutenção da harmonia é o que importa. O negócio é ir levando."


  • Errei por não saber que abstenção era a mesma coisa que evitação. aff

  • Parei em "RECUSA", ISSO É EVITAÇÃO, OU SEJA, ABSTENÇÃO

  • Confundi acomodação com evitação.

    Acomodação : vc perde e o outro ganha 

    Evitação : ninguém toma atitude 

  • Apesar de Compromisso/Transigência/Concessão ser uma estratégia do tipo Perde-Perde, assim como Evitação/Fuga/Abstenção, nesta última há uma recusa ou um comportamento de ignorar a situação, enquanto que na primeira há um acordo em que ambas as partes assumem para ceder algo mútuo para a resolução do conflito.

  • a) Competição: é uma atitude assertiva e não cooperativa, onde prevalece o uso do poder. Ao competir o indivíduo procura atingir seus próprios interesses em detrimento dos da outra pessoa, é um estilo agressivo onde o indivíduo faz uso do poder para vencer.

     

    b) Acomodação: é uma atitude inassertiva, cooperativa e autossacrificante, o posto da competição, onde ao acomodar-se a pessoa renuncia aos seus próprios interesses para satisfazer os interesses de outra parte. É identificada como um comportamento generoso, altruísta, e dócil.

     

    c) Afastamento: é uma atitude inassertiva e não cooperativa, pois ao afastar-se a pessoa não se empenha em satisfazer os seus interesses e nem tampouco coopera com a outra pessoa. O indivíduo se coloca à margem do conflito, adiando-o ou recuando perante situações de ameaça.

     

    d) Acordo: é uma posição intermediária entre a assertividade e cooperação, onde o indivíduo procura soluções mutuamente aceitáveis, que satisfaçam parcialmente os dois lados. O acordo significa trocar concessões, ou então procurar por uma rápida solução de meio termo.

     

    e) Colaboração: é uma atitude tanto assertiva quanto cooperativa, onde ao colaborar o indivíduo procura trabalhar com a outra pessoa tendo em vista encontrar uma solução que satisfaça plenamente os interesses das duas partes.

  • EVITAÇÃO(Abstenção , fuga ou abandono) - é a fuga do conflito. Comportamento é não assertivo e não cooperativo.

    RODRIGO RENNÓ