SóProvas


ID
902329
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O Modelo de Referência para Interconexão de Sistemas Abertos (RM-OSI ou, simplesmente, modelo OSI) da International Organization for Standardization (ISO) é dividido em 7 camadas ou níveis.

Com base nesse modelo, considerando-se um switch de camada 2 (layer 2) e um switch de camada 3 (layer 3), tem-se que

Alternativas
Comentários
  • Letra b, na camada 3 (rede) do modelo OSI encontramos o roteador, que é responsável pelo roteamento dos dados.
  • Redes virtuais (VLANs) operam na camada 2 do modelo OSI. No entanto, uma VLAN geralmente é configurada para mapear diretamente uma rede ou sub-rede IP, o que dá a impressão que a camada 3 está envolvida.

    Os switches podem ser classificados como:
    Layer 2 Switches
    São os switches tradicionais, que efetivamente funcionam como bridges multi-portas. Sua principal finalidade é de dividir uma LAN em múltiplos domínios de colisão, ou, nos casos das redes em anel, segmentar a LAN em diversos anéis.
    Os switches de camada 2 possibilitam, portanto, múltiplas transmissões simultâneas, a transmissão de uma sub-rede não interferindo nas outras sub-redes. Os switches de camada 2 não conseguem, porém filtrar broadcasts, multicasts (mais de uma sub-rede que contenha as estações pertencentes ao grupo multicast de destino), e quadros cujo destino ainda não tenha sido incluído na tabela de endereçamento.
    Layer 3 Switches:
    São os switches que, além das funções tradicionais da camada 2, incorporam algumas funções de roteamento, como por exemplo a determinação do caminho de repasse baseado em informações de camada de rede (camada 3), validação da integridade do cabeçalho da camada 3 por checksum, e suporte aos protocolos de roteamento tradicionais (RIP, OSPF, etc).
    Os switches de camada 3 suportam também a definição de redes virtuais (VLAN’s), e possibilitam a comunicação entre as diversas VLAN’s, sem a necessidade de se utilizar um roteador externo.
    Pode-se afirmar que a implementação típica de um switch de camada 3 é mais escalável que um roteador, pois este último utiliza as técnicas de roteamento a nível 3 e repasse a nível 2 como complementos, enquanto que os switches sobrepõem a função de roteamento em cima do switching, aplicando o roteamento aonde se mostrar necessário.
    Layer 4 Switches
    São novos no mercado e geram uma controvérsia quanto a adequada classificação destes equipamentos. São muitas vezes chamados de Layer 3+ (Layer 3 Plus).
    Basicamente incorpora às funcionalidades de um switch de camada 3 a habilidade de se implementar a aplicação de políticas e filtros a partir de informações de camada 4 ou superiores, como portas TCP e UDP, ou SNMP, FTP, etc.
     
    Fonte: www.malima.com.br
  • Como o colega mesmo disse acima, o sw de nivel 3 executa algumas funçoes de nivel 2 com base em informações de nvel 3. Quem faz o roteamento mesmo eh o roteador. A ultima opção que deveria estar certa. Desculpem a digitação. Foi feita de um tablet.
  • Marquei letra b e ta falando que eu errei ¬¬

  • A resposta é letra B. O sistema que não está reconhecendo a resposta.