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ID
902395
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Quando os programas esperam por memória livre para serem executados devido à insuficiência de memória principal, o sistema operacional pode solucionar esse problema com a aplicação da técnica de

Alternativas
Comentários
  • Swapping é uma técnica de reservar parte de uma mídia de armazenamento, como um HD por exemplo, para ser usado em momentos em que a memória principal esteja sem espaço pra executar processos.
  • Gabarito C

    swapping é uma técnica criada na tentativa de melhorar o problema da insuficiência de memória durante a execução de alguns processos em ambientes multiprogramados. Essa técnica consiste em transferir automaticamente todo o processo da memoria principal para o disco(swap out) e vice-versa. Um dos problemas gerados pelo swapping é a relocação dos programas como no caso de um programa que saia muitas vezes e volte para a memoria, onde é necessária a realocação da mesma  seja realizada automaticamente pelo loader a cada operação de carregamento. A melhor solução para esta relocação é a realizada através do registrador base ou registrador de relocação. Toda vez que um programa é carregado na memória, o seu registrador base é carregado com o endereço inicial da região de memória onde o programa será carregado.

    Problemas: Ineficiência em função do tempo gasto em cada carregamento.

    Solução: Implementação no Hardware dos computadores para permitir que a relocação seja realizada durante a execução do programa.

    Vantagens:

    maior compartilhamento da memória;

    maior throughput;

    eficiente.

    Desvantagens:

    elevados custos das operações de entrada e saída.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Se uma das alternativas fosse Memória Virtual também estaria correta, de acordo com o enunciado bastante abrangente.

  • c-

    Swapping - retira programas da memoria e os salva em hdd, geralmente quando eles têm que esperar, permitindo outros pegarem seu lugar na memoria. Se programa entrar e sair da memoria muitas vezes, overhead é causado, resultando em lentidao