SóProvas


ID
902401
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No Cobit 4.1, o processo responsável pelo gerenciamento do desempenho e da capacidade dos recursos de TI, uma situação na qual necessidades de desempenho são satisfeitas com base nas avaliações de sistemas individuais e no conhecimento dos profissionais das equipes de suporte e de projeto, indica que nível de maturidade?

Alternativas
Comentários
  • Nível 0 - Inexistente - quando o processo nem é reconhecido, a empresa não reconhece a necessidade de tratar a questão.
     
    Nível 1 - Inicial - quando o processo é reconhecido e as soluções são aplicadas caso a caso de maneira Ad hoc. É executado de forma desorganizada.
     
    Nível 2 - Repetível (porém Intuitivo) - Quando tem uma gestão básica e segue um caminho padrão, um conjunto de regras básicas. Procedimentos similares são seguidos por pessoas que executam a mesma tarefa. Não existe formalização na empresa. A coisa é intuitiva e depende do conhecimento dos indivíduos. (semelhante ao nível 2 do CMMI)
     
    Nível 3 - Definido - quando possui documentação e o conhecimento sobre o processo é compartilhado por toda a empresa. Passa a existir padronização dos processos. Possíveis desvios são difíceis de detectar por que não existe medição. (semelhante ao nível 3 do CMMI) 
     
    Nível 4 - Gerenciado e Mensurável - quando possui monitoramento e medição do processo. Assim passa a existir correção quando necessário. Existe automação e utilização de ferramentas de forma fragmentada. 
     
    Nível 5 - Otimizado - quando são alcançadas as melhores práticas de acordo com os resultados mensuráveis daquele processo. As ferramentas automatizadas são utilizadas de maneira mais efetiva e completa para aprimorar a qualidade e efetividade do processo.

     
  • Modelos de Maturidade: para cada processo de TI, é estabelecido

    um modelo de maturidade baseado em níveis, através do qual uma

    organização poderá ser avaliada como:

    -Nível 0 (Inexistente): processos de gestão não são aplicados;

    -Nível 1 (Inicial/Ad Hoc): processos são esporádicos e desorganizados,

    com abordagens de gestão aplicadas caso a caso.

    -Nível 2 (Repetitivo mas Intuitivo): processos seguem um padrão

    de regularidade, com alta dependência do conhecimento dos indivíduos.

    -Nível 3 (Definido): processos são padronizados, documentados

    e comunicados.

    -Nível 4 (Gerenciado e Mensurável): processos são monitorados

    e medidos quanto à conformidade com os procedimentos, e ações

    são tomadas quando os resultados não são efetivos.

    -Nível 5 (Otimizado): boas práticas são seguidas e automatizadas

    com base em resultados de melhorias contínuas e de ações de modelagem

    de maturidade junto a outras empresas.


  • DS3 Gerenciar o Desempenho e a Capacidade
    A necessidade de gerenciar o desempenho e a capacidade dos recursos de TI requer um processo que realize análises críticas periódicas do desempenho e da capacidade atuais dos recursos de TI. Esse processo inclui a previsão de necessidades futuras com base em requisitos de carga de trabalho, armazenamento e contingência. Esse processo assegura que os recursos de informação que suportam os requisitos do negócio estejam sempre disponíveis.

    Modelo de maturidade
    2 Repetível, porém Intuitivo quando
    As Direções do negócio e de TI têm consciência do impacto do não-gerenciamento de desempenho e capacidade. As necessidades de desempenho são geralmente satisfeitas com base nas avaliações de sistemas individuais e no conhecimento das equipes de suporte e de projeto. Algumas ferramentas individuais até podem ser utilizadas para diagnosticar os problemas de capacidade e desempenho, porém a consistência dos resultados depende da perícia de pessoas-chave. Não há uma avaliação abrangente da capacidade de desempenho de TI ou considerações sobre os picos de demanda e cenários de pior caso. Problemas de disponibilidade possivelmente ocorrem de modo aleatório, e há uma demora considerável para diagnosticá-los e corrigi-los. Qualquer medição de desempenho é fundamentada primeiramente nas necessidades da TI e não nas necessidades do cliente.