SóProvas


ID
902611
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

A Criminologia dos dias atuais

Alternativas
Comentários
  • ALT. A

    criminologia é um conjunto de conhecimentos que se ocupa do crime, da criminalidade e suas causas, da vítima, do controle social do ato criminoso, bem como da personalidade do criminoso e da maneira de ressocializá-lo. Etmologicamente o termo deriva do latim crimino (crime) e do grego logos (tratado ou estudo), seria portanto o "estudo do crime".1 É uma ciênciaempírica e interdisciplinar. É empírica, pois baseia-se na experiência da observação, nos fatos e na prática, mais que em opiniões e argumentos. É interdisciplinar e portanto formada pelo diálogode uma série de ciências e disciplinas, tais como a biologia, a psicopatologia, a sociologia, política, a antropologia, o direito, a criminalística, a filosofia e outros.

    fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Criminologia

    bons estudos
    a luta continua
  • a) é uma ciência empírica, interdisciplinar, multidisciplinar e integrada.

    Métodos de estudo da criminologia atual : Empirísmo e interdisciplinaridade
    O método interdisciplinar de estudo não deve ser confundido com o método multidisciplinar, pois o primeiro há uma verdadeira integração e cooperação entre as ciências, enquanto no segundo, limitam-se essas a trabalharem em parceriar, lado a lado, porém com visão distinta sobre os problemas.
    Como bem observa Lélio Braga, citando Divanir Munhoz " a interdisciplinaridade não é um simples monólogo e especialistas, implia graus sucessivos de cooperação e condenação crescentes, interações: recíprocidade de intercâmbio..."
    Assim, resta evidente a complexidade do método interdisciplinar face ao multidisciplinar, competindo a seus integrantes ( seja qual for a especialidade) cooperar, ceder, integrar...


    Não entendi porque essa alternativa foi dada como correa.
  • A criminologia tem enfoque multidisciplinar, porque se relaciona com o direito penal, com a biologia, a psiquiatria, a psicologia, a sociologia etc
    Nestor Sampaio Penteado Filho - Manual esquemático de criminologia
  • A criminologia é:
    -ciência empírica (baseada na observação e na experiência)
    -multidisciplinar pois tem influência profunda em outras ciências como a sociologia, a psicologia, o direito, a medicina lega, etc..
    -interdisciplinar pois não se limita a um só domínio ciêntifico, mas também com a realidade fática
    integrada pois abrange sinteticamente diversas disciplinas criminais como a antropologia criminal, a biologia criminal, a sociologia criminal, a política criminal, etc..
  • LETRA -A

    CRIMINOLOGIA É UMA CIÊNCIA EMPÍRICA E INTERDISCIPLINAR QUE SE OCUPA DO ESTUDO DO CRIMME, DA PESSOA DO INFRATOR, DA VÍTIMA E DO CONTROLE SOCIAL DO COMPORTAMENTO DELITIVO, QUE TRATA DE SUMINISTRAR UMA INFORMAÇÃO VÁLIDA E CONTRASTADA SOBRE O GÊNESE, DINÂMICA E VARIÁVEIS DO CRIME, CONTEMPLANDO ESTE  COMO PROBLEMA INDIVIDUAL E SOCIAL, BUSCANDO PROGRAMAS DE PREVENÇÃO EFICAZES E TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO POSITIVA NO HOMEM DELINQUENTE CONFORME OS DIVERSOS MODELOS OU SISTEMAS DE RESPOSTAS AO DELITO.  INTERDISCIPLINAR PORQUE SE VALE DE DIVERSAS CIÊNCIAS COMO: ANTROPOLOGIA, SOCIOLOGIA, MEDICINA ETC.


    BONS ESTUDOS
  • De acordo com a concepção clássica, a criminologia é uma ciência empírica, de cunho interdisciplinar, que estuda o fenômeno criminal, utilizando-se principalmente do método causal-explicativo. Ocupa-se das circunstâncias humanas e sociais relacionadas com o surgimento, a prática e a maneira de se evitar o crime, assim como do tratamento dos criminosos. É uma ciência empírica e interdisciplinar. É empírica, na medida que decorre da  observação dos fatos e na prática mais do que na análise de argumentos e na teoria. É interdisciplinar, na medida em que estabelece um diálogo com outras ciências  e disciplinas como biologia, a psicologia, o direito, a sociologia, a criminalística etc e busca integrá-las aos seus objetivos.


    Resposta: (A)


  • Nos meus humildes estudos consta que a criminologia não é considerada multidisciplinar, somente interdisciplinar, pois as ciências envolvidas coadunam-se e não caminham lado a lado. Mas beleza, bom saber o posicionamento da banca quanto a esse assunto. 

  • Concordo com Diego Takaki. Não há que se confundir interdisciplinariedade com multidisciplinariedade. Naquela saberes parciais se entrelaçam, há reciprocidade de intercâmbios, conexão profunda e enriquecedora. De outro modo, nessa saberes parciais trabalham lado a lado, fornecendo diferentes informações sobre tema específico.  Na definição Molina e Calhau "A criminologia científica é ciência empírica e interdisciplinar, com informação válida e segura, relacionada ao fenômeno delitivo, entendido sob o prisma individual e de problema social, como também formas de preveni-lo. Concebe o crime como fenômeno humano, cultural e complexo.

    (fonte: Material da professora Pedrinha do Curso Renato Saraiva)

  • Menos errada é a letra A 

  • Fiz por eliminação, mas ela é interdisciplinar e não multidisciplinar o que são coisas distintas

     

  • a criminologia é uma ciência interdisciplinar, pois engloba várias ciências que se misturam. Mas aqui ela também foi considerada multidisciplinar, por possuir influência em várias disciplinas, lado a lado.

    Inclusive, estas opções que citam que a criminologia “não é considerada uma ciência” podem ser descartadas de início, pois  é uma ciência autônoma.  O

    Gab: A

  • Tem que eliminar pelo "menos pior". A forma de entender a questão e escolher a alternativa "A" decorre da eliminação das demais -- extremamente erradas--, bem como da relação multidisciplinar x interdisciplinar. A multidisciplinar (menor) está englobada pela interdisciplinar, cuja abrangencia é maior. Não dá para dizer que está certo, mas também não dá para dizer que está errado. 

     

    "Ambos os processos de estudo, tanto a multidisciplinaridade como a interdisciplinaridade, são válidos para a formação intelectual do indivíduo. O que é importante levar em consideração é alguma inclinação ou predisposição à determinado método de estudo, em geral o multidisciplinar possui um caráter mais lúdico que eventualmente permite a escolha de um processo interdisciplinar. 

    Grosso modo podemos dizer que a nossa estrutura educacional se inicia através de um processo multidisciplinar (ensino básico) cabendo posteriormente ao indivíduo ingressar em um processo interdisciplinar (ensino superior e afins) que lhe for mais conveniente."
    - via portal educação 

  • a) é uma ciência empírica, interdisciplinar, multidisciplinar e integrada. CORRETA 

    b) é uma ciência jurídica, autônoma, não controlável e sistematizada. ciência jurídica é D penal 

    c) não é considerada uma ciência, mas parte do Direito Penal. AUTÔNOMA 

    d) não é considerada uma ciência, mas parte da Sociologia.

    e) não é considerada uma ciência, mas parte da Antropologia.

  • Conceito de Criminologia: é uma ciência empírica e interdisciplinar de estudo, que se ocupa do estudo do crime, na pessoa do infrator (criminoso), da vítima e do controle social do comportamento delitivo e que trata de subministrar uma solução valida, contrastada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime – contemplando este fator como problema individual e como problema social -, assim como os programas de prevenção eficaz do mesmo, além de técnicas de intervenção positiva do homem delinquente e nos diversos modelos ou resposta ao delito. Ocupa-se do crime enquanto fato. Assim, a criminologia é considerada como ciência, pois apresenta função, método e objeto próprio.

    Forma de cooperação com o Direito Penal: pode auxiliar o legislador no estabelecimento de normas penais, pois é a ciência que cuida da causa (etiológica) do comportamento criminoso e de seus meios preventivos.

    “A criminologia se utiliza dos métodos biológico e sociológico. Como ciência empírica e experimental que é, a criminologia utiliza-se da metodologia experimental, naturalística e indutiva para estudar o delinquente...”

  • para mim marquei a letra A por ser a menos errada de todas, mas não concordo com ela, pois em meus estudos, aprendi que é interdisciplinar e não multidisciplinar. importante é acertar né! rsrs

  • multidisciplinar ?

  • Realmente, a "A" é a "menos errada".

  • Acho que faltou criatividade para essa alternativa A *

    interdisciplinar : que estabelece relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento.

    Multidiciplinar : que contém, envolve, distribui-se por várias disciplinas e pesquisas.

     

     

     

  • Sabendo que é uma ciência você elimina as alternativas C, D e E.

  • A questão é de duvidosa resolutividade. O gabarito assinalou como correta a alternativa A. De fato, todas as demais estão corretas, sendo de fácil constatação os pontos errôneos considerando todas as informações estudadas nesta aula. Ocorre que a questão considerou que a criminologia, além de interdisciplinar, seria também multidisciplinar. A multidisciplinaridade (que não é característica da Criminologia) é mais esparsa comparada com a interdisciplinaridade, na medida em que apresenta diversas conclusões de vários ramos do saber, cada qual chegando a resultados de mondo independente, ou seja, cada qual apresentando sua visão de determinando ponto de vista sem a preocupação de considerar as demais visões. Cremos que caberia recurso para a anulação desta questão, todavia, diante da ausência de recursos, o desfecho foi pela manutenção da questão.

    Resposta: A

  • Criminologia: ciência empírica e interdisciplinar

    (1) que se ocupa do estudo do crime, do criminoso, da vítima e do controle social

    (2). ISSO CAI MUITO NAS PROVAS, DECORE!!!

    (1) Empírica e interdisciplinar: é o método da criminologia.

    - Empírica: é o método que consiste da observação da realidade.

    - Interdisciplinar: existem ramos da criminologia que, por exemplo, são mais psicologia que jurídica.

    (2) Crime, criminoso, vítima e controle social: estes são os objetos de estudo da criminologia

  • a alternativa A é a menos errado, pq até onde eu sei é uma ciência empírica, experimental, indutiva e interdisciplinar!

  • Nos meus estudos tenho que, ela é interdisciplinar e não multidisciplinar. Vai entender…
  • Minha contribuição.

    Conceito, cientificidade, métodos, objetivos e finalidades da Criminologia

    O que é? É uma das ciências criminais.

    Conceito de criminologia: é a ciência empírica (observação dos fatos) e interdisciplinar que se preocupa com o estudo do crime, do criminoso, da vítima e do comportamento da sociedade em relação à criminalidade (controle social).

    Subdivisão dos ramos da Criminologia

    -Criminologia Geral: consiste na sistematização, comparação e classificação dos resultados obtidos no âmbito das ciências criminais acerca do seu objeto.

    -Criminologia Clínica (Microcriminologia): consiste na aplicação dos conhecimentos teóricos da Criminologia Geral para o tratamento dos criminosos, estudando a pessoa do criminoso em busca de sua ressocialização.

    Métodos

    A criminologia, por meio de estudos biológicos e sociológicos, possui os seguintes métodos:

    -Empirismo (experimental): extrai conclusões observando a realidade por meio dos sentidos humanos (observação sistemática dos fenômenos). Baseia-se em evidências e fatos.

    -Indutivo: conhece primeiro a realidade para depois explicá-la. Informações vêm dos dados que foram produzidos.

    -Interdisciplinaridade: a criminologia utiliza-se e necessita do conhecimento de diversas áreas e ciências.

    Objetos: crime (delito), criminoso (delinquente), vítima e controle social.

    Mnemônico para os objetos da criminologia: DDVC

    D-Delito

    D-Delinquente

    V-Vítima

    C-Controle Social

    Controle social: é o conjunto de instituições, estratégias e sanções sociais que pretendem promover a obediência dos indivíduos aos modelos e regras comunitárias. Encontra-se dividido em:

    1. Controle social formal: polícia, Judiciário, administração penitenciária etc.;

    2. Controle social informal: família, escola, igreja etc.

    Finalidades: compreender e prevenir o crime; intervir na pessoa do delinquente, conhecendo-o e entendendo sua causa; valorar os diferentes modelos de respostas à criminalidade de vários ramos do conhecimento.

    Fonte: Diego Pureza

    Abraço!!!