-
O correto é retirar primeiro no balanço indo em direção aos apoios.
-
Em uma viga em balanço quando se retira os escoramentos do apoio para o balaço, provoca-se uma tensão de tração na parte inferior da viga, podenda causar o colápso da estrutura, pois vigas em balanço não são projetados para esse tipo de tensão.
-
Vale a pena conferir o conteúdo cobrado na discursiva da prova da DPF 2013 para perito, cobrou sobre isso.
-
A retirada dos apoios nos pontos extremos acarreta uma inversão do diagrama de momento fletores, forçando a marquise a trabalhar como biapoiada,sendo que ela possui armadura e dimensionamento para trabalhar em balanço.
-
O correto é começar a retirar os escoramentos no mesmo sentido em que a peça trabalha.
-
Começa-se retirando as escoras pelos pontos de maior momento.
Calma, calma! Eu estou aqui!
-
Em Minha cidade aconteceu um acidente assim. Uma marquise estava com flecha excessiva devido a construção ilegal de jardineiras (acumulo de terra). Durante a obra de recuperação foram escorar partindo do balanço em direção aos apoios. Então conforme comentado pelo colega Paulo Galvão houve uma inversão de função e a marquise passou a trabalhar de forma biapoiada. A marquise desabou.
Obs: A solução, embora gere projetos aniti-econõmicos , seria dotar a marquise de armadura de combate a flexão, tanto na parte superior (original) quanto na parte inferior (adicional).
-
http://juarezdantas.blogspot.com/2017/01/cimbramento-e-descimbramento-de-uma.html
-
Resumo:
A retirada das escoras deve ser feita do balanço para o apoio.