SóProvas


ID
904354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação à impermeabilização e aos produtos empregados
nessa atividade, julgue o item subseqüente.

Asfalto oxidado é um produto líquido oleoso que deve ser utilizado à temperatura natural.

Alternativas
Comentários
  • Os asfaltos oxidados são betumes asfálticos cujas características foram modificadas pela passagem de ar através de sua massa exposta a elevadas temperaturas. Este tratamento produz importantes alterações nas propriedades do asfalto, sendo a mais importante, a diminuição de sua suscetibilidade térmica, quer dizer, da tendência a modificar sua consistência pelo efeito da temperatura. Quando se deseja usar um asfalto de ponto de amolecimento muito alto que não seja quebradiço a baixas temperaturas, a solução é encontrada geralmente, no emprego de asfaltos oxidados.
  • Asfalto oxidado é sólido!
  • ASFALTO OXIDADO

    -> Composto de cimento asfáltico, obtido através do asfalto destilado de petróleo por processo de oxidação, conferindo ao produto final grande impermeabilidade.

     

    ->  Uso: Recomendado para colagem de mantas asfálticas em geral. 
     

    -> Embalagem

    Blocos de aproximadamente 25 kg.

     

    -> obtido através do asfalto destinado de petróleo por método de oxidação;

     

    ->  é formado também por cimento e betume asfálticos;

     

    -> garante ao produto maior durabilidade e total impermeabilidade, além da cor bem escura.

     

    -> Utilizado na indústria química, na construção civil, o setor naval, na área automobilística, a produção de alguns tipos de borrachas, em tintas anti-corrosivas, entre outros produtos, o tipo de asfalto oxidado possui algumas vantagens extras, por ter maior tenacidade, ser resistente às condições ambientais e menos suscetível às mudanças térmicas.

     

    A ABNTdeterminou a classificação de três tipos de asfaltos oxidados básicos apropriados para a construção civil, em especial, para os trabalhos de impermeabilização de estradas e vias públicas. A diferença básica de cada um dos três está mais restrita ao índice de penetração e à faixa de temperatura de amolecimento, considerando que a taxa máxima de penetração precisa corresponder à temperatura mínima de amolecimento, e vice-versa.

     

     

    Os asfaltos oxidados tipo I, recomendados para impermeabilização de fundações, mantêm penetração de 25 a 40 e temperatura de amolecimento de 60° C a 75° C e a.

     

    Já os asfaltos do tipo oxidado de nível II, usados em impermeabilizações de coberturas e fundações, contam com temperatura de amolecimento na faixa de 75° a 95° C e taxa de penetração de 20 a 35.

     

    Os asfaltos oxidados do tipo III possuem grau de penetração de 15 a 25 e temperatura de amolecimento que varia entre 95° a 105° C, por esta razão, são destinados exclusivamente à impermeabilização de coberturas.

     

    fonte: http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/3509-uso-do-asfalto-oxidado-na-construcao-civil/

     

     




                                                                               Vá e vença, que por vencido não os conheça.

  • O Asfalto Oxidado é ideal para colagem de mantas asfálticas em geral. É sólido à temperatura ambiente e se fluidifica quando submetido a temperaturas entre 180°C e 220°C.

     

    Fonte: https://www.aecweb.com.br/prod/e/asfalto-oxidado_390_39393

  • ERRADO

     

    Asfalto diluído é um produto líquido oleoso que deve ser utilizado à temperatura natural.

  • Segundo NBR 9575/2008, O asfalto oxidado é um produto obtido pela passagem de uma corrente de ar através de uma massa de cimento asfáltico de petróleo, em temperatura adequada.

    Ainda sobre o assunto, no catálogo dos produtos megaflex (http://www.megaflex.com.ar/pt/complementarios-imprimantes-asfalto-oxidado.php) temos:

    Asfalto Oxidado consiste em um produto obtido a partir da oxidação de uma base asfáltica com o objetivo de obter um melhoramento em sua tenacidade, susceptibilidade térmica e resistência ao meio ambiente. Aplicação a quente (resposta do item). Apresenta-se em dois tipos: 100/15 (duro) e 90/60 (plástico) de acordo com as necessidades de resistência ou elasticidade que se requeira.

    Deve ser aplicado: 

    Impermeabilizações de aplicações a quente com véu de vidro ou poliéster. Substrato adesivo para membranas asfálticas. Revestimento protetivo de metal e concreto sob condições atmosféricas. Revestimento de encanamentos. Impregnação de feltros para pisos. Impregnação de papel. Impregnação de membranas. Impregnação de cordas e sogas. Revestimento de material impregnado. Revestimento de papeis e boards. Ligante de telhas e mastic. Ligante de placas de board laminado. Proteção de cabos elétricos.

    Asfalto 100/15 (duro):Acabamento das juntas de dilatação. Reparação de juntas ou fendas. Fixação de pisos de parquet. Adesivos para isolamentos térmicos. Diferentes usos industriais.

    Asfalto 90/60 (plástico): Reparação de fendas não expostas. Ligante de briquetes úmidos. Selado de caixas de união de cabos.

     

  • Ainda sobre o assunto (achei esse complemento interessante): 

    Asfaltos Oxidados ou soprados:

    São feitos pela passagem de ar, em temperaturas elevadas, no CAP(asfalto de destilação direta) , com ou sem presença de catalizador.

    Os asfaltos oxidados não são elásticos, apenas possuem plasticidades. Deformam em torno de 10%(sem modificação com óleos e polímeros), são quebradiços em baixas temperaturas, com baixa resistência à fadiga. São comercializados em barras sólidas e aplicados à quente após serem derretidos em caldeiras. As suas principais características são: Aumento do peso físico e consistência, diminuição da ductilidade, diminuição da suscetibilidade às variações de temperatura. Aplicação: servir de camada intermediária, com o objetivo de mehorar a taxa de contato e aderência entre uma manta asfáltica e um substrato.

    O conceito definido na questão é de asfalto diluído (recortados ou cut-backs):

    São resultantes da diluição do CAP (asfalto de destilação direta), ou do asfalto oxidado, por diluentes destilados do petróleo. Os diluentes têm a finalidade apenas como veículos de diluição, de forma a permitir sua aplicação à temperatura ambiente ( à frio).

  • ERRADA

    Asfalto Oxidado:

    Produto vendido na forma sólida;

    Para aplicá-lo é necessário aquecê-lo até o derretimento (ganhará a forma líquida e oleosa);

  • Asfalto oxidado: 

    - sólido à temperatura ambiente; 

    - se fluidifica quando submetido a temperaturas entre 180-220 graus Celsius;

    - ótima aderência e impermeabilidade; 

    - ideal para colagem de mantas asfálticas. 

  • NBR 9575

    Asfalto oxidado

    Obtido pela passagem de uma corrente de ar através de uma massa de cimento asfáltico de petróleo em temperatura adequada.

    -asfalto oxidado tipo 1: recomendado p/impermeabilizar fundações, penetração de 25 a 40 e temperatura de amolecimento de 60ºC a 75º;

    -asfalto oxidado tipo 2: impermeabilizações de coberturas e fundações, contam com temperatura de amolecimento de 75ºC a 95ºC e taxa de penetração de 20 a 35;

    -asfaltos oxidados do tipo 3: destinado exclusivamente a coberturas, temperatura de amolecimento de 95º a 105º e possuem grau de penetração de 15 a 25.