SóProvas


ID
904504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Fundamentos de hidráulica e hidrologia permitem identificar
aspectos relevantes para o controle dos sistemas de saneamento.
A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Tubulações que transportam água sob pressão têm perdas de carga singulares nos trechos retilíneos, devido ao atrito ao longo das tubulações.

Alternativas
Comentários
  • Tubulações que transportam água sob pressão têm perdas de carga lineares nos trechos retilíneos, devido ao atrito ao longo das tubulações.
  • ERRADO

     

    As perdas de carga singulares acontecem em peças e singularidades, não em trechos retilíneos de tubulação.

  • As perdas de carga devido ao escoamento de fluido em conduto sob pressão podem ser decorrentes da condição de ‘não-deslizamento’, denominada de perda de carga linear ou distribuída, como também podem ser provocadas por alguma alteração brusca nas condições de contorno físicas deste escoamento, denominadas então de perdas de carga singulares ou localizadas.

     

    Enquanto a perda de carga linear é função de parâmetros como a rugosidade das paredes do conduto, do diâmetro da tubulação, da viscosidade do fluido e do comprimento do trecho considerado, a perda de carga singular basicamente dependerá das modificações de forma, de diâmetro, de direção do escoamento ou da combinação destas. Os efeitos de viscosidade, são pouco influentes para as perdas localizadas.

  • Perda de carga devido ao atrito ao longo da tubulação é chamada de perda carga Distribuída. A perda de carga Singular ou Localizada é devido algo pontual, tipo uma válvula, uma redução de diâmetro, etc. Nada tem a ver com o atrito ao longo da tubulação.
  • Bravos concurseiros, como já vimos na questão 17, a perda de carga distribuída acontece ao longo de trechos retos de tubulação devido ao atrito entre as faces internas desta e o fluido passante. Ela depende do diâmetro e comprimento da tubulação, da rugosidade da parede, das propriedades do fluido, da viscosidade e da velocidade de escoamento

    No entanto, também existem as perdas de carga singulares ou localizadas que são originadas por variações bruscas da geometria do escoamento, como mudanças de direção ou da seção do fluxo. São usuais em instalações com curvas, válvulas, comportas, alargamentos ou estreitamentos e etc.

    Perda de carga total = perda de carga distribuída + perda de carga localizada

    Como podemos observar acima, a CESPE trocou as definições das perdas de carga. Por esse motivo, o item a ser julgado está incorreto.

    Resposta: Errado