SóProvas


ID
904507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Fundamentos de hidráulica e hidrologia permitem identificar
aspectos relevantes para o controle dos sistemas de saneamento.
A esse respeito, julgue os itens a seguir.

A regionalização de curvas de probabilidade de vazões máximas permite a transferência dessas informações de um local para outro.

Alternativas
Comentários
  • Regionalização de vazões

    Em estudos do aproveitamento dos recursos hídricos de uma bacia hidrográfica defronta-se, muitas vezes, com o problema da ausência ou insuficiência de dados que permitam a construção da série histórica de vazões, necessária à avaliação da disponibilidade hídrica superficial. Nesses casos, requer-se a aplicação de técnicas de transferência de informações de outros locais climaticamente semelhantes para a bacia hidrográfica em questão. Ao procedimento de transferência de informações de vazão denomina-se regionalização.

    Entende-se por regionalização hidrológica, ou mais especificamente regionalização de vazões, o conjunto de procedimentos e métodos estatísticos que visam explorar ao máximo os dados existentes numa região, buscando-se permitir a estimativa da vazão num local com ausência ou insuficiência de dados. Por meio da regionalização, visa-se permitir, por exemplo, a obtenção indireta das vazões em seções em que faltem dados ou onde, por fatores de ordem física ou econômica, não seja possível a instalação de estações hidrométricas. A estimativa é realizada com base em modelos de cálculo das vazões, que se demonstram estatisticamente aplicáveis a qualquer seção fluvial da bacia considerada.

    Em geral, o modelo de regionalização considera as características físicas e/ou climáticas da bacia que exercem maior importância em seu comportamento hidrológico, características essas que são levadas em conta com diferentes pesos na regressão. Enquanto a precipitação média, o total anual ou o total do semestre mais chuvoso são normalmente empregados como variável independente para representar o efeito do clima, as características físicas que entram como variáveis independentes são a área de drenagem, o comprimento e a declividade do curso d'água principal e a densidade de drenagem. Esses elementos de natureza física são de grande importância no comportamento hidrológico da bacia hidrográfica, e são introduzidos no modelo de regionalização por explicarem a distribuição espacial da vazão e pela sua estreita correspondência com o regime hidrológico da região.

  • CORRETO

     

    A regionalização geralmente é realizada para uma função hidrológica como a curva de probabilidade de vazões máximas, mínimas e médias, curva de permanência e curva de regularização. Os métodos usualmente utilizados se baseiam em dois tipos principais:

     

    -Adimensionalização das variáveis principais que caracterizam a função hidrológica e a regressão destas variáveis com características das bacias. 

     

    -Curva de regressão de valores característicos da função hidrológica com base nas variáveis explicativas que são valores físicos e outras variáveis da bacia

  • Quando não há dados disponíveis sobre o local em que se realiza um estudo hidrológico, recorre-se à regionalização de vazões: máximas, médias ou mínimas. As vazões desconhecidas de uma bacia podem ser estimadas por correlação (comparação) com o comportamento das vazões em uma bacia “hidrologicamente homogênea”, ou seja, com similaridade do regime hidrológico (chuvas, temperaturas, umidades etc.).