SóProvas


ID
905038
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O impacto das ações humanas nas paisagens naturais do Brasil vem aumentando nos últimos anos. Os ecossistemas brasileiros já sofreram e ainda sofrem sérias interferência humanas ocasionando a sua degradação. Em um dos ecossistemas brasileiros os principais problemas ambientais são:

I - Aumento das queimadas para a renovação das pastagens.

II - Contaminação das águas devido ao uso intenso e indiscriminado de agrotóxicos nos cultivos de exportação próximos.

III - Destruição das matas ciliares ocasionando o assoreamento do leito dos rios pela erosão de suas margens.

IV - A extração mineral com a contaminação das águas por metais pesados.

V - A caça e a pesca ilegais.

Estamos nos referindo aos impactos ambientais no ecossistema:

Alternativas
Comentários
  • Uma vez que os impactos ambientais citados ocorrem, em conjunto, no Pantanal. Nos mangues, os principais problemas ambientais se relacionam com o desmatamento, aterramento e drenagem, que geram a morte de muitas espécies animais que vivem nesse ecossistema. Na mata de araucárias, o principal problema ambiental é o desmatamento para utilização da madeira pela indústria madeireira, para urbanização e para ocupação das áreas de mata pela agricultura. Nas restingas, o principal impacto ambiental se relaciona à ocupação desordenada do solo e à poluição, o que tem impacto negativo na fauna e flora desse ecossistema. Já a caatinga sofre com o desmatamento de sua vegetação nativa, que se destina principalmente à produção de carvão vegetal ou tem objetivo de criar espaço para a pecuária. Uma das consequências mais graves desse processo é a desertificação de algumas áreas afetadas pelo desmatamento.


     A resposta correta é a letra (A).


  • Nessa não vou mentir, fiquei em duvida, pois o pantanal me lembra lama, mas lembrei do Mato Grosso e isso me fez acerta mesmo que de certa forma no chute a alternativa A

  • Outros aspectos:

    Impactos sobre o ecossistema Pantanal:

    - Pecuária extensiva – Emulação com a fauna nativa.

    - Pesca predatória e caça ao jacaré – redução das reservas pesqueiras e possibilidade de extinção de algumas espécies de animais.

    - Garimpo de ouro e pedras preciosas – Processo de erosão, contaminação dos rios.

    - Turismo e migração desordenada e predatória – Fogos na região, causando a morte das aves.

    - Aproveitamento dos cerrados - A má administração das lavouras causa grandes erosões no solo e a utilização de biocidas e fertilizantes contamina os rios.

    - Plantio de cana-de-açúcar - Provoca dano à preservação ambiental, trazendo grandes perigos para a contaminação de rios.

    FONTE: http://alunosonline.uol.com.br/geografia/problemas-pantanal.html
  • Que venha o IBGE

    Quando o pantanal não está inundado, ele serve de área de pastagens para o gado.

    A extração mineral de metais nobre causa a contaminação dos rios e por metais pesados, e o assoreamento dos mesmos.

    A caça e a pesca são ilegais na época da piracema.

  • Essa eu não iria acerta mesmo. Fui logo elimando a letra A, quando penso em Pantanal só me vem a mente terreno alagado.

     

  • Falou em pesca e Pantanal 

  • a) Do Pantanal

     

     

    Um dos principais problemas ambientais atuais ocorre devido a utilização de pesadas cargas de agroquímicos, exploração de diamantes e ouro, nos planaltos, com utilização intensiva de mercúrio. São responsáveis por profundas transformações regionais, como a contaminação de peixes e jacarés por mercúrio e diagnóstico dos principais pesticidas. Um outro problema é a remoção da vegetação nativa nos planaltos para implementação de lavouras e de pastagens, pois com isso, os habitats estão sendo destruídos o que também acelera os processos erosivos. Como conseqüência disso, temos o assoreamento dos rios na planície, a qual tem intensificado as inundações, com sérios prejuízos à fauna, flora e  economia do Pantanal. A caça e pesca clandestinas e a introdução de espécies exóticas também são graves ameaças à preservação dos recursos naturais da região.

     

     

    FONTE: http://pantanal-primeiroanob.blogspot.com/2012/07/principais-impactos-ambientais.html

     

  • Nos últimos anos, o Pantanal tem sido um dos ecossistemas brasileiros que mais tem sofrido com ações humanas consideradas predatórias e ambientalmente prejudiciais. Assim, são considerados como problemas graves para a região todos os apontados no presente exercício:

    - Aumento das queimadas para a renovação das pastagens.

    - Contaminação das águas devido ao uso intenso e indiscriminado de agrotóxicos nos cultivos de exportação próximos.

    - Destruição das matas ciliares ocasionando o assoreamento do leito dos rios pela erosão de suas margens.

    - A extração mineral com a contaminação das águas por metais pesados.

    - A caça e a pesca ilegais.

    Estes, porém, não são os únicos problemas da região que ainda precisa lidar com a pecuária extensiva, a pesca predatória e caça ao jacaré (com possibilidade real de extinção de algumas espécies de animais). Podemos ainda citar o garimpo de ouro e de pedras preciosas como prejudiciais para a região, já que iniciam ou aceleram o processo de erosão do solo e de contaminação dos rios.

    Resposta: A

    Fonte: Direção Concursos

  • Nos últimos anos, o Pantanal tem sido um dos ecossistemas brasileiros que mais tem sofrido com ações humanas consideradas predatórias e ambientalmente prejudiciais. Dentre os problemas enfrentados por este bioma está a ocupação de regiões mais altas, onde nasce a maioria dos rios.

     Além disso, a agricultura e a pecuária provocam a erosão do solo, assoreamento e contaminação dos rios por agrotóxicos.

    Infelizmente, há ainda a contaminação das bacias com dejetos de atividades mineradoras.

    Em resumo, podemos apontar como graves problemas para o bioma:

    Aumento das queimadas para a renovação das pastagens.

    Contaminação das águas devido ao uso intenso e indiscriminado de agrotóxicos nos cultivos de exportação próximos.

    Destruição das matas ciliares ocasionando o assoreamento do leito dos rios pela erosão de suas margens.

    A extração mineral com a contaminação das águas por metais pesados.

    A caça e a pesca ilegais.

    Estes, porém, não são os únicos problemas da região que ainda precisa lidar com a pecuária extensiva, a pesca predatória e caça ao jacaré (com possibilidade real de extinção de algumas espécies de animais).

    Podemos ainda citar o garimpo de ouro e de pedras preciosas como prejudiciais para a região, já que iniciam ou aceleram o processo de erosão do solo e de contaminação dos rios.

    Resposta: A

  • Uma vez que os impactos ambientais citados ocorrem, em conjunto, no Pantanal.

    Nos mangues, os principais problemas ambientais se relacionam com o desmatamento, aterramento e drenagem, que geram a morte de muitas espécies animais que vivem nesse ecossistema.

    Na mata de araucárias, o principal problema ambiental é o desmatamento para utilização da madeira pela indústria madeireira, para urbanização e para ocupação das áreas de mata pela agricultura.

    Nas restingas, o principal impacto ambiental se relaciona à ocupação desordenada do solo e à poluição, o que tem impacto negativo na fauna e flora desse ecossistema.

    Já a caatinga sofre com o desmatamento de sua vegetação nativa, que se destina principalmente à produção de carvão vegetal ou tem objetivo de criar espaço para a pecuária. Uma das consequências mais graves desse processo é a desertificação de algumas áreas afetadas pelo desmatamento.

     A resposta correta é a letra (A).

    Professora QC