SóProvas


ID
905350
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Foi o mais longo movimento de revolta civil brasileira. Eclodiu na província do Rio Grande do Sul e durou dez anos, de 1835 a 1845. Foi um movimento de revolta promovida pelos ricos estancieiros gaúchos, denominação dada aos proprietários de grandes fazendas criadoras de gado na região. Os interesses econômicos desta classe dominante estão entre as principais causas do movimento, que teve como um de seus objetivos separar-se politicamente do Brasil.

O texto acima se refere:

Alternativas
Comentários
  • letra A

     

  • Confesso que essa respondi por eliminação!

  • Para quem pretende fazer concurso militar é necessário lembrar que Luís Alves de Lima e Silva(Duque de Caxias) foi um importante interventor da Guerra de Farrapos e Revolta da Balaiada. Duque de Caxias saiu da guerra sendo reconhecido como "O Pacificador"

  • a) À Guerra dos Farrapos

     

     

     

    A Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha (1835 a 1845) - foi promovida pela classe dominante gaúcha, constituída de estanceiros, donos de grandes propriedades rurais usadas para criação de gado, indignados com os elevados impostos territoriais, além de altas taxas sobre as exportações de charque, couro e sebos. Além disso, as ideias republicanas e federativas encontravam muita receptividade entre os rio-grandenses, estimulados pelas vizinhas Repúblicas Platinas. Agravando a situação, em 1835, o regente Feijó nomeou o moderado Antônio Rodrigues Fernandes Braga como presidente da província, o que não foi aceito pelos gaúchos. Na Assembleia Provincial tornou-se cada vez mais viva a oposição ao presidente Fernandes Braga.

     

     

     

    FONTE: https://www.todamateria.com.br/guerra-dos-farrapos/