Alternativas
Entre as fontes de energia alternativa renovável e não poluente está a energia eólica, sendo a favorita dos ambientalistas mas, os aerogeradores são caros e barulhentos. Os principais parques eólicos do Brasil estão no Ceará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
Com a necessidade de diversificar as fontes de energia e incentivar a geração de energia elétrica a partir da energia eólica, da biomassa e de pequenas centrais hidrelétricas, foi criado ao Brasil, em 2002, o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia – PROINFA.
O Programa Nuclear Brasileiro tem alcançado resultados positivos na geração de energia nuclear. As usinas de Angra I, II e III estão em operação e são responsáveis pela geração de 19% de toda energia elétrica consumida no Brasil.
O Brasil se destaca na produção de agro-combustíveis como o etanol, coma criação do Proálcool, programa de sucesso criado na década de 1970, e do biodiesel, lançado no início do século XXI.
Mais de 85% de toda energia elétrica produzida no Brasil vem de centrais hidrelétricas que apresenta vantagens por ter menor custo operacional, além de não emitir CO2 . Mas, as hidrelétricas ocasionam um enorme impacto ambiental no seu entorno como no caso das usinas hidrelétricas da Amazônia: Tucuruí, Balbina e o exemplo mais recente a Usina de Belo Monte que será construída no rio Xingu.