SóProvas


ID
906325
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com uso de QoS os pacotes são marcados para distinguir os tipos de serviços e os roteadores são configurados para criar filas distintas para cada aplicação de acordo com as prioridades das mesmas. Assim, uma faixa da largura de banda, dentro do canal de comunicação é reservada para que, no caso de congestionamento, determinados tipos de fluxos de dados ou aplicações tenham prioridade na entrega. Existem dois modelos de implementação de QoS: serviços integrados e serviços

Alternativas
Comentários
  • Os serviços integrados são implementados por meio do protocolo IntServ e os serviços diferenciados por meio do DiffServ. Enquanto o primeiro disponibiliza grande volume de recursos para que a qualidade dos serviços não seja prejudicada, o segundo trabalha com a negociação de reserva de recursos para determinados serviços específicos. 

  • LETRA E.

    Segundo Tanenbaum(2011,p.254),"Para isso, vamos descrever duas versões de qualidade de serviço para a Internet, chamadas Integrated Services e Differentiated Services."

    Bibliografia:

    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

  • Temos dois princípios básicos para aplicarmos uma política de qualidade de serviço adequada em redes IP, sendo eles: 

    Serviços integrados (Intserv); 

    Serviços diferenciados (Diffserv).

    O Intserv é uma arquitetura de qualidade de serviço, que tem o propósito de garantir níveis de qualidade de serviço fim a fim, através de recursos reservados e estabelecimento de chamada. Ele utiliza-se do protocolo RSVP (Resource Reservation Protocol, protocolo de reserva de recursos) para sinalizar as necessidades de QoS para cada dispositivo ao longo da rede, permitindo que vários transmissores enviem os dados para vários grupos de receptores, eliminando o congestionamento da rede.

    DiffServ é baseado no tratamento diferenciado de classes, podendo manipular diferentes tipos de classes de varias maneiras dentro da rede. Este tratamento é repetido nó a nó, ou seja, os pacotes de uma aplicação prioritária quando chegam a um nó (roteador) são separados e recebem um tratamento diferenciado.

    Fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialqosotm/pagina_3.asp

  • Há duas formas de se conseguir QoS em redes IP, que não foram projetadas para fornecer esse tipo de serviço: DiffServ (Serviços Diferenciados) e IntServ (Serviços Integrados).

    A tecnologia IntServ é baseada na reserva de recursos por todo o caminho por onde o fluxo irá percorrer. O RSVP é o protocolo utilizado para reservar os recursos necessários e para manter informações de estado em todos os nós da rota (extremo-a-extremo). Outro detalhe importante do IntServ é que ele trata cada fluxo individualmente.

    A tecnologia DiffServ não faz reserva de recursos nos nós da rota. Ela utiliza uma marcação, um valor inserido no campo DS (6 biits do campo ToS no IPv4 ou do TC no IPv6). Os fluxos são marcados na periferia do domínio DiffServ com um CodePoint (DSCP) e de acordo com essa marcação os nós internos da rede farão o tratamento adequado. Importante ressaltar que o DiffServ não trata fluxo individualmente, mas sim classes de fluxos (agregação de fluxos) que possuem comportamentos semelhantes.