SóProvas


ID
9064
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas à segurança e à proteção de documentos no Microsoft Word, em suas versões mais recentes:

I. Para proteção contra vírus de macro não é necessário instalar um software antivírus especializado, pois o Word já possui todos os recursos para esse tipo de vírus.

II. Para evitar vírus de macro, o Word permite que o usuário assine digitalmente um arquivo ou macros usando um certificado digital.

III. No Word, é possível exigir que os usuários abram um documento como somente leitura. Se um usuário abrir um documento como somente leitura e o alterar, essa pessoa não poderá salvar esse documento com modifi cações, em hipótese alguma.

IV. No Word, é possível proteger um formulário quando ele está sendo usado e, também, proteger a versão final para evitar que usuários façam alterações à medida que o preenchem.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • I- O ideal é você ter um programa antivírus específico para vírus de macro.

    III- Apesar da configuração ‘somente leitura’ permitir que um arquivo seja lido ou copiado (sem poder alterá-lo e nem salvá-lo), o usuário pode sugerir – mas não exigir – que outros usuários abram um documento como ‘somente leitura’. Por exemplo, se um dos usuários abrir o documento como ‘somente leitura’ e o alterar, poderá salvá-lo se der a ele uma denominação diferente.
  • Não entendi o item II.=/Alguém pode me ajudar?
  • nunca ouvi dizer isto que se afirma na alernativa 2, achei que apenas a 4 esta correta
  • I. Falsa. Pois para obter melhor proteção é fundamental um antivírus. Também é possível configurar a segurança da macro através do menu <Ferramentas> <Opções> <Segurança> <Segurança de macro> tanto para escolher os níveis de segurança quanto para os editores confiáveis.

    II. Verdadeira. É possível obter um certificado digital com uma autoridade de certificação comercial ou com um administrador de segurança. O próprio usuário também pode criar uma assinatura digital usando a ferramenta Selfcert.exe (maiores informações no site Microsoft Security Advisor).

    III. Falsa. Apesar da configuração ‘somente leitura’ permitir que um arquivo seja lido ou copiado (sem poder alterá-lo e nem salvá-lo), o usuário pode sugerir – mas não exigir – que outros usuários abram um documento como ‘somente leitura’. Por exemplo, se um dos usuários abrir o documento como ‘somente leitura’ e o alterar, poderá salvá-lo se der a ele uma denominação diferente.

    IV. Verdadeira. Imprescindível proteger ou restringir as edições num formulário, por se tratar de um arquivo – em geral – com formato padrão e cuja finalidade é o preenchimento de determinados dados.


    Fonte: http://forum.clubedohardware.com.br/seguranca-protecao-word/358092
  • O que é um vírus de macro?

    Uma macro é um conjunto de comandos que são armazenados em alguns aplicativos, e utilizados para automatizar algumas tarefas repetitivas. Um exemplo seria, em um editor de textos, definir uma macro que contenha a seqüência de passos necessários para imprimir um documento com a orientação de retrato e utilizando a escala de cores em tons de cinza.

    Um vírus de macro é escrito de forma a explorar esta facilidade de automatização e é parte de um arquivo que normalmente é manipulado por algum aplicativo que utiliza macros. Para que o vírus possa ser executado, o arquivo que o contém precisa ser aberto e, a partir dai, o vírus pode executar uma série de comandos automaticamente e infectar outros arquivos no computador.

    Existem alguns aplicativos que possuem arquivos base (modelos) que são abertos sempre que o aplicativo é executado. Caso este arquivo base seja infectado pelo vírus de macro, toda vez que o aplicativo for executado, o vírus também será.

    Arquivos nos formatos gerados pelo Microsoft Word, Excel, Powerpoint e Access são os mais suscetíveis a este tipo de vírus. Arquivos nos formatos RTF, PDF e PS são menos suscetíveis, mas isso não significa que não possam conter vírus.

    Fonte:http://www.terra.com.br/informatica/especial/cartilha/conceitos_7_5.htm

  • Eu não entendi a afirmação II. De que forma a assinatura digital evita vírus de macro? Alguém pode me ajudar?

  • Giulia, a assinatura digital é um recurso da segurança de informação que apresenta como carcterísticas: integridade (o conteúdo deve se manter o mesmo de origem, sem alterações), autenticidade (garante que o arquivo foi produzido por aquele autor) e não repúdio (valida as informações contidas no arquivo impedindo que sejam negadas). Assim ao assinar digitalmente um macro, poderemos saber se este foi infectado por algum virus, pois sua autenticidade ou integridade terá sido alterada da original. A assinatura digital não evita o vírus, ms saberemos que o macro foi alterado.

     

  • Resposta certa:


    e) II e IV.


  • I – Errada. Os vírus de macro podem ser detectados por antivírus como os demais tipos
    desse malware. O Word não é capaz de proteger contra malwares de forma isolada.
    II – Afirmação correta! Ao assinar digitalmente uma informação, implementamos
    garantia de integridade. Logo, se um vírus infectar o documento, a integridade será
    ferida e a assinatura não será mais válida.
    III – Errada. A ação de abrir um documento somente como leitura evita acidentes. Mas,
    não é uma proteção efetiva para a integridade, sendo possível remover essa proteção.
    IV – Afirmação correta! É possível conferir diversas proteções ao formulário