SóProvas


ID
906409
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um terreno plano, uma formiga encontra-se, inicialmente, no centro de um quadrado cujos lados medem 2 metros. Ela caminha, em linha reta, até um dos vértices (cantos) do quadrado. Em seguida, a formiga gira 90 graus e recomeça a caminhar, também em linha reta, até percorrer o dobro da distância que havia percorrido no primeiro movimento, parando no ponto P. Se V é o vértice do quadrado que se encontra mais próximo do ponto P, então a distância, em metros, entre os pontos P e V é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - C

  • Resolução 1: http://beijonopapaienamamae.blogspot.com.br/2013/03/tecnico-judiciario-administrativo-trtpr.html

    Resolução 2: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=5&cad=rja&sqi=2&ved=0CEwQFjAE&url=http%3A%2F%2Fordemmais.com.br%2Farquivos%2Fcorrecao-prova-trt-docx.docx&ei=6XLMUsmpItONkAebx4C4BA&usg=AFQjCNENNpknwJyO9RWzBHLhhAb3kGRUlQ&bvm=bv.58187178,d.eW0

    Boa sorte!

  • Esta questão sobre geometria exige que o candidato atente para as propriedades geométricas do quadrado.


      Sendo assim, de acordo com o enunciado chega-se a figura abaixo:


                                                       


      É importante que o candidato perceba que a formiga anda na linha diagonal do quadrado até o primeiro vértice. Posteriormente, após girar 90 graus ela anda por uma linha com a mesma extensão da diagonal chegando assim ao ponto P. Sendo assim, a distância de V até P é igual a 2, que corresponde ao valor do lado do quadrado.


    (Resposta C)


  • Simples, quando ele fala que ela gira 90 graus, imagine que ela gira 360, vc vai ver ela vai atravessar o quadrado de um vértice a outro logo a distância, será claramente o lado do quadrado.

  • Não vou conseguir resolver matematicamente por aqui. Mas vou tentar explicar de modo geral, só pra dar um "norte" para a resolução da questão, que pode ser resolvida com a expressão senx² + cosx² = 1, pois os deslocamentos da formiga mais a distancia que queremos descobrir formam um triangulo que não é um triangulo retângulo e por isso não pode ser resolvido pelo teorema de Pitágoras e sim com a expressão que passei.

    Outras considerações pra facilitar:

    A diagonal de um quadrado regular (lados iguais) de lado L é: L raiz de 2.

    A formiga se desloca do centro até a um dos vértices (cantos), sendo assim, ela percorre o raio: (L raiz de 2)/2. Como L é 2, feito os cálculos, então o primeiro descolamento da formiga é raiz de 2.

    Girando 90º, percorre uma distancia duas vezes maior do que percorreu anteriormente (que foi o raio): 2 x  raiz de 2.

    Do vértice mais próximo até o ponto P onde a formiga parou e mais os deslocamentos que ela percorreu, é formado um triangulo onde a hipotenusa é o maior descolamento da formiga 2 x raiz de 2; um dos catetos é o lado L do quadrado que é 2; e o outro cateto é o que queremos saber X.

    Aplicada a primeira expressão, quem já estiver familiarizado com a aplicação de seno e coseno, vai descobrir que o resultado é exatamente 2, letra C.

  • Gabarito - C


    Explicação do calculo em: http://beijonopapaienamamae.blogspot.com.br/2013/03/tecnico-judiciario-administrativo-trtpr.html

  • Errei (marquei letra a) porque confundi o giro de 180° ao invés de 90° kkkkkkk