SóProvas


ID
906814
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Normalmente a Internet trabalha com a filosofia do melhor esforço: cada usuário compartilha largura de banda com outros e, portanto, a transmissão de seus dados concorre com as transmissões dos demais usuários. Os dados empacotados são encaminhados da melhor forma possível, conforme as rotas e banda disponíveis. Quando há congestionamento, os pacotes são descartados sem distinção. Não há garantia de que o serviço será realizado com sucesso. Entretanto, aplicações como voz sobre IP e videoconferência necessitam de tais garantias. A tecnologia utilizada para oferecer maior garantia e segurança para aplicações deste tipo, atribuindo prioridade para a entrega de pacotes é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • D.
    Mas com controvérsias, pois não sei se a Qos pode ser chamada de uma tecnologia, por que são as diretrizes dela que devem ser norteadas nas "tecnologias: telecomunicações redes de computadores", a menos errada é a VPN.
    Se alguém pude esclarecer essa dúvida eu agradeço.
  • QoS - Quality of Service implementa prioridades para fluxo de dados, tipos de pacotes, usuário ou ainda aplicações na tentativa de garantir  desempenho necessário para VoIP, IP-TV, streaming de vídeo ao vivo e videoconferência etc.

    VPN - Virtual Private Network estabelece uma conexão ponto-a-ponto dedicada entre dois hosts usando uma rede pública ou compartilhada como infraestrutura. Dessa forma, segrega a comunicação privada numa rede pública ou compartilhada. Pode-se ainda usar de protocolos e mecanismos de segurança da informação para garantir a integridade e confidencialidades na comunicação.
  • Prezados,
    O enunciado está se referindo ao QoS , que é um conjunto de técnicas/estratégias para melhorar a qualidade de um serviço de comunicação entre dois pontos na rede. Conforme afirmado no enunciado, serviços de VoIP e videoconferência necessitam de tal qualidade.
    As demais alternativas não correspondem ao que foi estabelecido no enunciado, vejamos :
    a) DNS.
    DNS não guarda correspondência com o que foi definido no enunciado. Segundo Kurose , página 96, DNS é um banco de dados distribuído implementado em uma hierarquia de servidores de nome, e é um protocolo de camada de aplicação que permite que hospedeiros consultem o banco de dados distribuído. Uma das suas principais funções é resolver nomes de domínios em endereços de rede (IP).
    b) Bandwidth.
    Bandwidth significa largura de banda, e não é o que foi definido no enunciado.
    c) VPN.
    Segundo Tanenbaum, VPN ( Virtual Private Networks ) são redes sobrepostas as redes públicas, mas com a maioria das propriedades das redes privadas. Elas são chamadas “virtuais” porque são meramente uma ilusão, da mesma forma que os circuitos virtuais não são circuitos reais e que a memoria virtual não é memoria real. Embora as VPNs possam ser implementadas sobre redes ATM ou frame relay, uma abordagem cada vez mais popular é construir VPNs diretamente sobre a internet, também sendo possível adotar o IPSec na construção das VPNs.
    Apesar da VPN incrementar a segurança na comunicação, ele não é responsável por atribuir prioridade para a entrega de pacotes conforme falado no enunciado, portanto o item é falso
    e) Denial of Service.
    Denial of Service é um tipo de ataque, não tem relação com o apresentado no enunciado da questão. Vejamos o conceito de negação de serviço ( Denial of Service ) apresentado por Stallings, pág 7:
    “A negação de serviço impede ou inibe o uso ou gerenciamento normal das instalações de comunicação. Esse ataque pode ter um alvo especifico; por exemplo, uma entidade pode suprimir todas as mensagens dirigidas a determinado destino ( por exemplo, o serviço de auditoria de segurança ). Outra forma de negação de serviço é a interrupção de uma rede inteira, seja desativando a rede ou sobrecarregando-a com mensagens, a fim de prejudicar o desempenho.”
    Portanto, alternativa correta é a letra D
    Fonte:
    - KUROSE, Redes de computadores e internet, 5º edição
    - Tanenbaum, Andrew S , Redes de computadores, 5º edição
    - Stallings, W. , Criptografia e segurança de redes , 4º edição