SóProvas


ID
908038
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MinC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O correio eletrônico é uma das formas mais utilizadas para a disseminação de vírus de computador. Ao receber uma mensagem que contém vírus, tanto o computador que abri-la quanto os demais computadores da rede podem ser contaminados. Assinale a alternativa que apresenta um procedimento recomendado para evitar a contaminação por vírus via e-mail.

Alternativas
Comentários
  • O PHISHING scam vem por email, convidando o usuário a acessar um link, na maioria dos casos, maliciosos. Portanto, o antivírus não é capaz de verificar um link externo. É uma pescaria maliciosa que usa o e-mail como iscar. 
    O IE8 possui um recurso que detecta sites maliciosos, como ataques phishing. Este recurso é o FILTRO SMARTSCREN.
  • Se a pessoa assiste televisão, responde essa questão de boa. Porque todos sabem que não se deve abrir e-mails de desconhecidos.
  • Acredito que esta questão esteja mais adequada a segurança da informação (Malwares).

  • Toda questão tem seu grau de dificuldade mas esta é um insulto a nossa inteligencia só erra se tiver no mundo da lua.

  • putz... eu jurava que era a E. kkkkkk

  • Conselho de mãe não falha: Não abra a porta para estranho! rs

    Bons estudos!!

  • Porque uma questão dessa não cai na minha prova?? kk

  • É muito importante que você saiba como identificar os spams, para poder detectá-los mais facilmente e agir adequadamente. As principais características2 dos spams são:

     

     

    Apresentam cabeçalho suspeito: o cabeçalho do e-mail aparece incompleto, por exemplo, os campos de remetente e/ou destinatário aparecem vazios ou com apelidos/nomes genéricos, como "amigo@" e "suporte@".

    Apresentam no campo Assunto (Subject) palavras com grafia errada ou suspeita: a maioria dos filtros antispam utiliza o conteúdo deste campo para barrar e-mails com assuntos considerados suspeitos. No entanto, os spammers adaptam-se e tentam enganar os filtros colocando neste campo conteúdos enganosos, como ``vi@gra'' (em vez de "viagra").

    Apresentam no campo Assunto textos alarmantes ou vagos: na tentativa de confundir os filtros antispam e de atrair a atenção dos usuários, os spammers costumam colocar textos alarmantes, atraentes ou vagos demais, como "Sua senha está inválida", "A informação que você pediu" e "Parabéns".

    Oferecem opção de remoção da lista de divulgação: alguns spams tentam justificar o abuso, alegando que é possível sair da lista de divulgação, clicando no endereço anexo ao e-mail. Este artifício, porém, além de não retirar o seu endereço de e-mail da lista, também serve para validar que ele realmente existe e que é lido por alguém.

    Prometem que serão enviados "uma única vez": ao alegarem isto, sugerem que não é necessário que você tome alguma ação para impedir que a mensagem seja novamente enviada.

    Baseiam-se em leis e regulamentações inexistentes: muitos spams tentam embasar o envio em leis e regulamentações brasileiras referentes à prática de spam que, até o momento de escrita desta Cartilha, não existem.

     

     

    http://cartilha.cert.br/spam/