SóProvas


ID
908755
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As normas de biossegurança, ao se referirem aos níveis, consideram o agente que pode ser manuseado com segurança. Assinale a alternativa que corretamente aponta o nível de biossegurança para laboratórios clínicos de hospitais e clínicas, que não realizem cultura de tecidos.

Alternativas
Comentários
  • Existem 4 níveis de biossegurança:

    - Nível de biossegurança 1: manipula-se microrganismos de classe de risco 1 (baixa probabilidade de causar doenças nos homens e animais). Aplica-se a laboratórios de ensino básico, não é requerida nenhuma característica de desenho laboratorial.

    - Nivel de biossegurança 2: manipula-se microrganismos de classe de risco 2 (risco baixo para a comunidade, mas moderado para o indivíduo). Aplica-se a laboratórios clínicos ou hospitalares de níveis primários de diagnóstico. É necessário o uso de barreiras físicas primárias (cabine de segurança biológica e EPI) e o uso de barreiras físicas secundárias (desenho e organização do laboratório)

    - Nível de biossegurança 3: manipula-se microrganismos de classe de risco 3 (risco moderado para a comunidade, e alto para o indivíduo) ou manipula-se grandes quantidades de microrganismos de classe de risco 2. Além de barreiras físicas primárias e secundárias, necessita-se de uma construção laboratorial especial. Deve-se manter rígido controle quanto às operações, manutenções e inspeções das instalações. O pessoal técnico deve receber treinamentos específicos de segurança.

    - Nível de biossegurança 4: manipula-se microrganismos de classe de risco 4 (o risco para a comunidade e para o indivíduo é altíssimo. Não há tratamentos profiláticos ou terapêuticos para estes microrganismos. Exemplo: vírus ebola). Há o mais alto nível de contenção (laboratório de contenção máxima). Representa uma unidade geográfica independente de outras áreas.

    Gabarito: D
  • Existem 4 níveis de biossegurança:

    - Nível de biossegurança 1:

    . cepas definidas e caracterizadas de microrganismos viáveis e conhecidos por não causarem doenças em homens adultos e sadios. O Bacillus subtilis, o Naegleria gruberi, o vírus da hepatite canina infecciosa

    - Nivel de biossegurança 2: O vírus da hepatite B, o HIV, a Salmonella spp. e Toxoplasma spp.

    qualquer trabalho que envolva sangue humano, líquidos corporais, tecidos ou linhas de células humanas primárias onde a presença de um agente infeccioso pode ser desconhecida.

    - Nível de biossegurança 3: Nesses locais realiza-se o trabalho com agentes nativos ou exóticos que possuam um potencial de transmissão via respiratória e que possam causar infecções sérias e potencialmente fatais. O Mycobacterium tuberculosis, o vírus da encefalite de St. Louis e a Coxiella burnetii

    - Nível de biossegurança 4:s vírus como Marburg ou vírus da febre hemorrágica Criméia – Congo

    exposição respiratória aos aerossóis infecciosos, exposição da membrana mucosa e/ou da pele lesionada às gotículas infecciosas e a auto-inoculação.