A)
B) O Método de Hoffman, Pons e Janer ou Lutz ou método de sedimentação espontânea - mistura das fezes com , onde será filtrada por uma cirúrgica e deixado em repouso, formando uma consistente sedimentação dos restos fecais ao fundo do cálice. Este método detecta a presença de ovos nas fezes, e após coloração com é possível verificar a presença de cistos de e larvas de .
Técnica de Willis-Mollay é um tipo de teste para identificação de e de alguns tipos de e de . É utilizado o principio da (levitação), utilizando de densidade elevada (NaCl p.ex.); com isso, os oocistos e os ovos, de densidade menor que a solucão, tendem a flutuar. Indicado para identificação de Ancilostomídeos, Enterobius vermiculares e Trichuris trichiura
D) Método de Ritchie , que tem base em uma metodologia de reconhecida eficiência para o diagnóstico de helmintos e protozoários nas fezes, pela realização de uma centrífugo-sedimentação com o uso do éter etílico (C4H10O) e formaldeído (HCHO), dois reagentes tóxicos tanto para a saúde ambiental quanto para a ocupacional.
E) Método de Graham, método da fita ou método fita durex - pesquisa de ovos de , e . Uma fita adesiva é colocada ao fundo de um com a parte colante voltada para fora. A do paciente é então aberta e assim é encostado diversas vezes a parte colante naquela região perianal.