Alternativas
Fornecimento de informações relativas à fração de oxigênio inspirado, temperatura corpórea, frequência respiratória, tipo de ventilação, local da punção e posição ou atividade do paciente; uso de seringa com heparina lítica balanceada com cálcio e transporte do material em até meia hora.
Punção arterial radial, braquial ou femural e, em recém-nascidos, artérias do couro cabeludo; após coleta, desprezar a agulha, homogeneizar o conteúdo pela movimentação do êmbolo e ocluir a ponta da seringa, transportando o material em até meia hora.
Heparinizar a seringa com heparina empregada para anticoagulação sistêmica na proporção de 50UI por mL de sangue; refrigerar a amostra colhida em seringa plástica por, no máximo, 30 minutos após a coleta e manter o garrote apertado até o final da coleta.
Fornecimento de informações relativas à fração de oxigênio inspirado, temperatura corpórea, frequência respiratória, tipo de ventilação, local da punção e posição ou atividade do paciente; uso de seringa com heparina lítica balanceada com cálcio e transporte do material em até 15 minutos.
Efetuar a coleta por punção arterial, independente da estabilidade da condição ventilatória do paciente; usar seringa de vidro, conservada em gelo e água, quando forem necessários mais de 30 minutos para o transporte da amostra ao laboratório; vedar a ponta da seringa após ter desprezado o ar residual.