-
A heartbeat is a type of a communication packet that is sent between nodes. Heartbeats are used to monitor the health of the nodes, networks and network interfaces, and to prevent cluster partitioning.
fonte: http://pic.dhe.ibm.com/infocenter/aix/v6r1/index.jsp?topic=%2Fcom.ibm.aix.hacmp.concepts%2Fha_concepts_heartbeat_tcpip.htm
-
Alta disponibilidade -> Por definição, um sistema de alta disponibilidade é aquele que utiliza mecanismos de detecção, recuperação e mascaramento de falhas, visando a manter o funcionamento dos serviços durante o máximo de tempo possível, inclusive no decurso de manutenções programadas.
Heartbeat -> pode ser considerado o núcleo do ambiente de alta disponibilidade, pois é sua a responsabilidade de monitorar os servidores em produção e, em caso de falha, realizar automaticamente os procedimentos para preservar o funcionamento do sistema como um todo. Através de um meio de comunicação, que pode ser Ethernet ou Serial, um servidor redundante verifica a disponibilidade do servidor em produção enviando-lhe uma mensagem e exigindo a resposta. Essa checagem é feita entre as instâncias do Heartbeat instaladas nos dois servidores. Se por algum motivo o servidor em produção não responder, ele será considerado indisponível, e então o Heartbeat do servidor redundante automaticamente providencia a configuração e inicilialização dos serviços locais, além de outros recursos, como o endereço IP, partições de disco, etc.
-
Questão sem pé nem cabeça. Heatbeat é protocolo utilizado em soluções de alta disponibilidade.
-
Pra sincronizar arranjos de discos, usa-se o DRBD
-
BOA...
-
colegas a questão é feita pra voce acertar ou errar.
-
Talvez a questão tentou testar seu conhecimento acerca do servio "DRDB", que tem a intenção de funcionar como um sistema RAID baseado em rede.
.
O que é DRBD ?
É a acrónimo para o nome inglês Distributed Replicated Block Device. O DRBD consiste num módulo para o núcleo Linux que, juntamente com alguns scripts, oferece um dispositivo de bloco projectado para disponibilizar dispositivos de armazenamento distribuídos, geralmente utilizado em clusters de alta disponibilidade. Isto é feito espelhando conjuntos de blocos via rede (dedicada). O DRBD funciona, portanto, como um sistema RAID baseado em rede.
.
Fonte: https://gnulinuxbr.wordpress.com/tag/alta-disponibilidade-ha-parte-1-configurando-o-drbd/