SóProvas


ID
909940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que concerne a soluções de alta disponibilidade, julgue os itens
seguintes.

O DRBD (distributed replicated block device) em servidores Linux consegue espelhar dados entre servidores de rede de forma assíncrona, mas é incapaz de espelhar dados de forma síncrona.

Alternativas
Comentários
  • Fundamentos do DRBD 

    O Distributed Replicated Block Device (DRBD) é um software base de compartilhamento e replicação de armazenamento de dispositivos de blocos (hard disks, partições, volumes lógicos, etc.) entre hosts. DRBD espelha dados em tempo real e transparentemente de modo sincrono e assincrono. Replicação em tempo real ocorre continuamente enquanto aplicações modificam dados do dispositivo. As aplicações não precisam saber que os dados estão armazenados em múltiplos hosts. No espelhamento sincrono as aplicações são notificadas sobre a escrita dos dados depois que eles são transferidos entre os hosts. No espelhamento assincrono as aplicações são notificadas apenas que os dados chegaram no host de destino. 
    Um RESOURCE no DRBD se refere a todos os aspectos de replicação de dados em particular. Nele são configurados o nome, o volume, o DRBD device (/dev/drbdX). 
    O DRBD suporta três distintos modos de replicação, permitindo três graus de sincronnização da replicação. O Protocolo A é assíncrono. As operações de escrita no nodo primário são consideradas completas quando a escrita no disco local termina e o pacote de replicação está no buffer TCP. Em casos de fail-over deve ocorrer perda de dados com este protocolo. O Protocol B é um semi-síncrono protocolo de replicação. Operações locais são escritas no nodo primário e são consideradas completas quando estão escritas no diso local e a relpicação do pacote alcançou o outro nodo na rede. O Protocol C é sincrono por completo. Com este protocolo as operações no nodo primário são consideradas completas quando ocorre a escrita no nodo primário e no secundário.


    fonte: https://sites.google.com/site/lipe82/Home/diaadia/drbd