SóProvas


ID
91066
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O mercado de capitais é um segmento do sistema financeiro
nacional em que são realizadas operações de compra e venda de
títulos e de valores mobiliários, como ações, debêntures, contratos
de derivativos, entre outros. Com respeito a esse assunto, julgue os
itens a seguir.

Operações de underwriting são realizadas nos mercados primário e secundário. No mercado primário, uma empresa emite ações que serão oferecidas ao público por meio de uma instituição líder contratada. No mercado secundário, uma instituição líder oferece ao mercado um bloco de ações anteriormente emitidas pertencentes a uma pessoa física ou jurídica.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Apesar da maioria das pessoas conceituarem o underwriting como a subscrição de novas ações (mercado primário) este também pode ocorrer no mercado secundário, modalidade conhecida como block-trade, onde a empresa coloca no mercado um lote de ações pertencente a um acionista ou grupo de acionistas por meio de um leilão, em que se parte de um preço mínimo e se fecha a operação no preço máximo obtido.
  • Nunca ouvi nada referente à underwriting no secundário... isso é novidade pra mim... essa prova ta pegando pesado.
  • Concordo com o Thiago...Essa prova está realmente bem complicada, com muitas pegadinhas... Respondemos as questoes crentes que vamos acertar tudo e na hora.... ;(Vamos lá galera... Isso só quer dizer que temos que estudar mais, pois a Unb não "refresca"...
  • Mas existe underwriting no mercado secundário?

    Resposta: Existe sim underwriting no mercado secundário.

    A pergunta que fica é: quando existe underwriting no mercado secundário? São as chamadas operações de block trade, nas quais um grande investidor coloca à venda um grande lote de ações que possuía. Um exemplo concreto e familiar: em 2007 ou 2008 (não lembro exatamente a data) o BNDES fez uma oferta secundária de ações do Banco do Brasil, em grande quantidade (teve até propaganda na TV com Fernanda Montenegro).

    Espero ter ajudado a esclarecer.
  • Questão perfeita para assimilar o conceito de underwriting, que como os colegas explicaram ocorre tanto no mercado primário quanto no secundário.
  • Quem pode emitir debêntures?
    A captação de recursos no mercado 
    de capitais, via emissão de 
    debêntures, pode ser feita por 
    Sociedade por Ações (S.A.), de capital 
    fechado ou aberto. Entretanto, 
    somente as companhias abertas, 
    com registro na CVM - Comissão 
    de Valores Mobiliários, podem efetuar 
    emissões públicas de debêntures.
  • Alguém mais errou a questão por causa da frase "por meio de uma instituição líder contratada" como assim uma instituição líder? Não pode ser qualquer corretora ou distribuidora de valores mobiliários?

  • Essa prova do BRB tá difícil pra caralho! Mas esta questão até que tá mais ou menos fácil.

  • Para simplificar o conceito de underwriting basta pensar assim:

    EXEMPLO: FIAT > concessionária > comprador. Neste caso a Concessionária funciona como Underwriter. Ou seja ela auxilia as vendas. De acordo com a Bovespa: underwriting é uma operação realizada por uma instituição financeira mediante a qual, sozinha ou organizada em consórcio, subscreve títulos de emissão por parte de uma empresa, para posterior revenda ao mercado. 
    Underwriters são Instituições financeiras altamente especializadas em operações de lançamento de ações no mercado primário. No Brasil, tais instituições são, em geral, bancos de investimento, sociedades distribuidoras e sociedades corretoras que mantém equipes formadas por analistas e técnicos capazes de orientar os empresários, indicando-lhes as condições e a melhor oportunidade para que a empresa abra o seu capital ao público investidor, através de operações de lançamento

  • Achei que as Operações de underwriting ocorressem somente no mercado primário!

  • . “O lançamento de um novo ativo financeiro ocorre no mercado primário; essencialmente, todo ativo financeiro é colocado no mercado (negociado pela primeira vez) por meio do mercado primário. Negociações posteriores, envolvendo compras e vendas de títulos já lançados entre investidores, são realizados no mercado secundário.”
     

  • Perfeitamente definido!

    Resposta: Certo

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Klaus Nery

    A primeira venda de ações de uma empresa é feita no mercado primário, quando o dinheiro vai de fato para o caixa da empresa.

    O normal é o mercado secundário ser constituído de agentes, que trocam entre si ações e dinheiro. Os que compraram no primário podem vender, os que não compraram podem comprar, e assim sucessivamente.

    Ainda é possível uma instituição líder fazer uma colocação no mercado secundário, de algum grande acionista, após a colocação no primário. E é dessa situação que a questão está falando.