SóProvas


ID
912397
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

A área de recursos humanos considera as pessoas administradores,
independentemente do cargo e do nível organizacional que ocupam,
pois, de acordo com os postulados dessa área de conhecimento, as
organizações dependem de pessoas para sua operação, direção e
controle. Essa proposição rompe com a tradição de pensar nas
pessoas como meros recursos organizacionais. A partir dessas
informações, e considerando os conceitos e práticas relacionados a
recursos humanos, julgue os itens seguintes.

Evitar a perda de produtividade devido à redução de trabalho causada por acidentes com funcionários e prezar pela imagem da organização, que pode ser afetada negativamente devido à ocorrência de acidentes graves, são objetivos do programa de segurança organizacional.

Alternativas
Comentários
  • "GABARITO DE BANCA: CORRETO. NÃO VAI CABER RECURSO PORQUE A BANCA SEGUIU AS DEFINIÇÕES DO CHIAVENATO. A idéia central, em teoria, da segurança organizacional não é evitar a perda de produtividade ou preocupar-se com a imagem da empresa, mas sim realmente cuidar da saúde e da vida no sentido literal, do trabalhador.
    A segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, administrativas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes, seja pela eliminação de condições inseguras do ambiente, seja pela instrução ou pelo convencimento das pessoas para a implementação de práticas preventivas.

    Qual a relação entre higiene e segurança no trabalho?
    A saúde e segurança dos empregados constituem uma das principais bases para a preservação da força de trabalho adequada. De modo genérico, higiene e segurança do trabalho constituem duas atividades intimamente relacionadas, no sentido de garantir condições pessoais e materiais de trabalho capazes de manter certo nível de saúde dos empregados.

    Por que se deve investir em saúde e segurança no trabalho?
    Algumas pessoas menos esclarecidas sobre o assunto, procuram em determinadas circunstâncias, justificar de várias maneiras a ausência da segurança em algumas indústrias, ou o pouco interesse de outras para a prevenção de acidentes. No entanto, nada justifica tal omissão. Entre pessoas, algumas costumam afirmar: “Sem acidentes ou com acidentes o trabalho é realizado”. Não importa quem diz isso ou pensa dessa maneira.
    Trata-se de uma afirmação ou de um pensamento infeliz, embora não possa ser integralmente contestado. Realmente, o trabalho poderá ser executado mesmo que ocorram acidentes. Porém, nesses casos, jamais a sua realização poderá ser considerada satisfatória. A dor e a infelicidade de quem sofre ferimentos somam-se a muitos outros fatores danosos ao trabalho, tanto sob o aspecto técnico como econômico. Isso nem sempre é percebido por quem não entende e não interpreta os acidentes do trabalho em toda a sua extensão e profundidade. JÁ SEGUNDO O CHIAVENATO: O capital Humano das organizações constam as razões para um programa de segurança:
    - Evitar perdas pessoais
    - Perdas financeiras com funcionários acidentados
    - Perda de Produtividade
    - Elevação dos prêmios de seguradoras
    - Problemas legais
    - Responsabilidade Social
    - Imagem da organização: acidentes graves pode afetar negativamente a imagem da empresa no mercado."
    Fonte: Professor
    Wendell Léo Castellano
  • Posso fazer um desabafo? Vou fazer!

    Esse Felipe Beserra sempre comenta alguma coisa nada a ver e ele está em todo lugar.
    Acho que 90% dos comentários dele recebem nota ruim e com razão, a reputação dele é das piores.

    O que leva uma pessoas a fazer TANTOS comentário ruins e sem qualquer fundamento?

    #prontofalei.
  • Os sistemas de gestão da Segurança e Saúde no Trabalho é um conjunto de iniciativas da organização, formalizado através de políticas, programas, procedimentos e processos de negócio da organização para auxiliá-la a estar em conformidade com as exigências legais e demais partes interessadas, conduzindo suas atividades com ética e responsabilidade social. Os elementos deste sistema de gestão não são estáticos e devem reagir e se adaptarem aos desvios (reais ou potenciais) que ocorram em relação aos seus objetivos e propósitos, visando à melhoria contínua.

    Segundo o BSI (1996), em 1996 foi criada a norma BS 8800 que tem como objetivo ser uma ferramenta para os administradores, empregados e profissionais envolvidos com a Segurança do Trabalho e outras especialidades terem a sua disposição uma “bússola” para seguir e direcionar suas ações. Dentre os objetivos da norma destacam-se:
    - Valorização do Capital Humano;
    - Melhora do rendimento do trabalho;
    - Garantia do sucesso da organização;
    - Melhora da imagem da organização frente à sociedade.

    Esta norma foi criada com a intenção de proporcionar uma linguagem comum para os sistemas de gestão de segurança e saúde ocupacional, auxiliando as empresas a estabelecer uma plataforma universal para tratar e administrar questões de risco, higiene no trabalho, comportamento e atitudes seguras em relação ao ambiente onde se exercem alguma atividade.
    Fonte: http://www.aedb.br/seget/artigos07/579_Gestao%20de%20seguranca%20e%20saude%20no%20trabalho.pdf

  • Ué, e precisaria de recurso para esta questão...