SóProvas


ID
912430
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária

Com referência à organização e programação do processo
orçamentário brasileiro, julgue os itens subsequentes. Nesse
sentido, considere que, sempre que empregada, a sigla PPA
refere-se a plano plurianual.

A elaboração do orçamento compreende o estabelecimento de plano de médio prazo (quatro anos) ou PPA; lei orientadora ou lei de diretrizes orçamentárias (LDO); e orçamento propriamente dito ou LOA.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. 
    CF: Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I - o plano plurianual;

    II - as diretrizes orçamentárias;

    III - os orçamentos anuais.

    PPA: instrumento estratégico de médio ou longo prazo (4 anos);
    LDO: Orientar.
    LOA: Executar.

    Bons estudos!
     

  • Importante salientar que o CESP considera o PPA como médio prazo, contudo outras bancas e alguns doutrinadores o consideram como plano de longo prazo.
  • O Plano Plurianual (PPA) é o instrumento de planejamento de médio prazo (quatro anos) do Governo Federal que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública Federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
    A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) surgiu almejando ser o elo entre o planejamento estratégico (PPA) e o planejamento operacional (LOA). Tem como a principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e de investimento do Poder Público, incluindo os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e as empresas públicas e autarquias
    A Lei Orçamentária Anual (LOA) é um instrumento que estabelece a alocação de recursos públicos para o ano seguinte. É o próprio orçamento.
  • Há divergências quanto ao prazo ser considerado médio. Mas ótimo saber que a CESPE considera assim!
  • Apostila Vestcon
    Importante:
    Conforme o MTO/2012, o PPA é um instrumento de médio prazo. Essa é a regra geral. Porém, se comparado aos outros instrumentos (LDO e LOA que possuem vigência de curto prazo), o PPA será, apenas nessa situação, considerado de longo prazo.

    Veja a questão do Cespe:
    (CESPE/ME/CONTADOR/2008) O plano plurianual (PPA) é o instrumento que estabelece a ligação entre as prioridades de longo prazo e a Lei Orçamentária Anual (LOA).
    O gabarito da questão está como correta.
  • Conforme o MTO/2012 o PPA e um instrumento de medio prazo. porém  estabelecerá a ligação entre as prioridades de longo prazo e a LOA. PPA medio Prazo segundo a Doutrina Majoritária MTO/2012).



     

  • Isso,isso,isso...!

    Importante: Conforme o MTO/2012, o PPA é um instrumento de médio prazo. Essa é a regra geral. Porém, se comparado aos outros instrumentos (LDO e LOA, que possuem vigência de curto prazo), o PPA será, apenas nessa situação, considerado de longo prazo. Nas provas de concursos (principalmente CESPE), deve-se observar o contexto da questão.


    Ah, bom; assim, sim.

  • OK... Mas a questão não está perguntando se o PPA é de curto, médio ou longo prazo... Ela está afirmando que o a ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO compreende a elaboração do PPA. Entendendo o Elaboração do Orçamento como uma etapa do CICLO ORÇAMENTARIO, a elaboração do PPA faz parte dessa etapa? 

  • O orçamento anual materializa-se numa lei, a LOA – Lei Orçamentária Anual

  • O PPA é o instrumento de planejamento de médio prazo (quatro anos) do Governo Federal que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública Federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. A LDO surgiu almejando ser o elo entre o planejamento estratégico (PPA) e o planejamento operacional (LOA). A LOA é um instrumento que expressa a alocação de recursos públicos, sendo operacionalizada por meio de diversas ações. É o orçamento propriamente dito. Resposta: Certa 

  • Errei por achar que o PPA era de longo prazo. 

  • Só atentando para o fato de que a questão se refere à noção orçamento em sentido amplo, o qual compreende as 3 leis ordinárias. 

  • Gab: Certo

     

    Tradicionalmente, o ciclo orçamentário possui 4 fases.

     

    Entretanto, existe também o ciclo orçamentário ampliado (de Sanches) que possui 8 fases. Ele compreende o ciclo em conjunto com o PPA, a LDO e a LOA.

  • Errei pelo escrita médio prazo, quase quebro o PC. Entendia por longo prazo.

  • Letícia , a maioria das questoes , se não todas do CESPE , eles sempre consideram PPA como médio prazo.

  • O PPA é o instrumento de planejamento de médio prazo (quatro anos) do Governo Federal que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública Federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.


    A LDO surgiu almejando ser o elo entre o planejamento estratégico (PPA) e o planejamento operacional (LOA).


    A LOA é um instrumento que expressa a alocação de recursos públicos, sendo operacionalizada por meio de diversas ações. É o orçamento propriamente dito.


    Resposta: Certa 


    Estratégia

  • GABARITO: CERTO

    O PPA é o instrumento de planejamento de médio/longo prazo do Governo Federal. Ele abrange não só o montante relativo aos dispêndios de capital, mas também objetivos, iniciativas e metas físicas que devem ser alcançadas até o final do período. O Plano detalha ainda as despesas que possuem duração continuada, condicionando, portanto, a programação orçamentária anual ao planejamento de longo prazo.

    FONTE:  Orçamento Público, Afo e Lrf - Teoria e Questões - Série Provas & Concursos - Augustinho Paludo.

  • oi PPA ou LDO ou LOA??? não seria e?