SóProvas


ID
912751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

A respeito das regras do CPC para a classificação de transações na demonstração dos fluxos de caixa, julgue os itens que se seguem.

Os fluxos de caixa decorrentes de imposto de renda se classificam como fluxos de caixa operacionais e jamais se admite outra classificação para essas movimentações.

Alternativas
Comentários
  • CPC 03 - Exemplos de fluxos de caixa que decorrem das atividades operacionais são:
    f. pagamentos ou restituição de caixa de impostos sobre a renda, a menos que possam ser especificamente identificados com as atividades de financiamento ou de investimento;

    37. Os fluxos de caixa referentes ao imposto de renda e contribuição social sobre o lucro líquido devem ser apresentados separadamente como fluxos de caixa das atividades operacionais, a menos que possam ser especificamente relacionados com atividades de financiamento e de investimento.  
  • ERRADO


    CPC 03

    Exemplos de fluxos de caixa que decorrem das atividades operacionais são: f. pagamentos ou restituição de caixa de impostos sobre a renda, a menos que possam ser especificamente identificados com as atividades de financiamento ou de investimento.

    Fé!


  • Segundo o Pronunciamento CPC 03 (R2): 

     

    35. Os fluxos de caixa referentes ao imposto de renda (IR) e contribuiçãoo social sobre o lucro lquido (CSLL) devem ser divulgados separadamente e devem ser classificados como fluxos de caixa das atividades operacionais, a menos que possam ser identificados especificamente como atividades de financiamento e de investimento. 

     

    fonte: PDF julio cardozo

    gabarito E

  • Em regra os fluxos de caixa decorrentes de imposto de renda (IR) e contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL) relacionam-se com as atividades operacionais da entidade. No entanto, podem ser classificados de outra forma se for identificado que aquele fluxo de caixa (entrada ou saída e caixa) refere-se especificamente às atividades de financiamento ou investimento.

    Por exemplo, imagine que a entidade venda determinado imóvel e que tenha obtido ganho de capital nesta operação. Ora, certamente haverá incidência de Imposto de Renda sobre o ganho de capital. O pagamento deste imposto de renda é claramente identificado, e como tal deverá ser classificado no fluxo de caixa das atividades de investimento (afinal, a venda de imobilizado classifica-se desta forma).

    Portanto, os impostos pagos são comumente classificados como fluxos de caixa das atividades operacionais. Todavia, quando for praticável identificar o fluxo de caixa dos impostos com uma determinada transação, da qual resultem fluxos de caixa que sejam classificados como atividades de investimento ou de financiamento, o fluxo de caixa dos impostos deve ser classificado como atividade de investimento ou de financiamento, conforme seja apropriado. Quando os fluxos de caixa dos impostos forem alocados em mais de uma classe de atividade, o montante total dos impostos pagos no período também deve ser divulgado.

    Com isso, incorreta a afirmativa.