SóProvas


ID
912850
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que concerne ao cálculo e escrituração do PIS/PASEP, da COFINS, do imposto de renda das pessoas jurídicas (IRPJ) e da CSLL, julgue os itens consecutivos.

Para as empresas optantes pelo regime tributário de transição (RTT), o livro de apuração do lucro real (LALUR) foi substituído pelo controle fiscal contábil de transição (FCONT).

Alternativas
Comentários
  • Reescritura correta.


    Para as empresas optantes pelo regime tributário de transição (RTT), o livro de apuração do lucro real (LALUR) NÃO foi substituído pelo controle fiscal contábil de transição (FCONT).

  • A regulamentação da Lei nº 12.973/2014, que extingue o RTT (Regime Tributário de Transição), trará uma série de mudanças mudanças no campo fiscal. 

    De que trata a Lei nº 12.973/2014?

    Trata-se de um marco no sistema tributário do país. Passamos a ter um RTD (Regime Tributário Definitivo) com eficácia de regulamentação fiscal (IRPJ/CSLL/PIS-Pasep/Cofins) da nova lei contábil. O RTT terá eficácia até 31 de dezembro de 2014.

    Quando o novo regime passa a vigorar?

    O RTD passa a vigorar terminantemente a partir do dia 1º de janeiro de 2015 para os seguintes regimes de tributação: Lucro Real, Lucro Presumido e Lucro Arbitrado. O RTD pode, por opção, ser antecipado para o ano-calendário 2014.

    Fonte: http://www.mauronegruni.com.br/2014/11/18/revogacao-regime-tributario-de-transicao/
  • Professor leu e nào explicou nada!! Como sempre!!

  • Acertei só por que lembrei de uma tabelinha que fiz aqui, sobre livros obrigatórios quanto à finalidade,  (Diário, por exemplo) e facultativos (Razão, por exemplo). 

    Lá, na minha tabelinha, consta o LALUR como obrigatório. Sendo assim, não poder ser substituído.

  • Se depender dos comentários do professor pra entender o erro das questões, estaremos perdidos!!! obrigada aos colegas mais avançados que deixam os comentarios!

  • GAB: ERRADO

    Uma vez que o Controle Fiscal Contábil de Transição (FCONT), não podendo ser substituído por qualquer outro controle ou memória de cálculo.