-
Pessoal,
Não tenho certeza do motivo para o item estar errado, mas seria pelo fato de ter sido no início do século XX e não na década de 70?
Agradeço quem conseguir esclarecer.
-
Contexto histórico(evolução) da gestão de pessoa:
No período de 1900 -1950 era conhecida como RELAÇÕES INDUSTRIAIS( nesse tempo só se procupava com a parte operacional, regras, métodos de trabalho, e com a parte burocrática. Tinha a visão do "homo econômicos"
De 1950-1990 era conhecida como ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOSO HUMANOS( nesse período já havia preocupação com as téorias motivacionais e com as técnicas de administração de recursos humanos. O homem passou a ser visto como "homo social".
E em 1990-até os dias de hoje, a administração de recursos humanos passou a ser vista como GESTÃO DE PESSOAS. essa evolução a conteceu devido a era da informação.
voltando a questão:
As principais mudanças na área de gestão de pessoas ocorreram na década de 70 do século XX, com as transformações tecnológicas que interferiram diretamente nas atividades produtivas e intelectuais.
errada!!! Esse período ocorreu na década de 90 e se estende até hoje.
-
As 5 fases evolutivas da GP:
I) Fase contábil (1930): Caracteriza-se pela preocupação com os custos da organização. Os trabalhadores eram vistos, exclusivamente, sob o enfoque contábil.
II) Fase legal (1930 - 1950): Preocupação com o acompanhamento e manutenção das recém-criadas leis trabalhistas da era getulista.
III) Fase tecnicista (1950 -1965): O Brasil implantou o modelo americano de gestão de pessoas e alavancou a função de RH ao status orgânico de gerência.
IV) Fase administrativa (1965 -1985): Criou um marco histórico nas relações entre capital e trabalho, na medida em que é berço de uma revolução que, movida pelas bases trabalhadoras, implementou um movimento denominado "novo sindicalismo".
V) Fase estratégica (1985 a atual): Demarcada pela introdução dos primeiros programas de planejamento estratégico atrelados ao planejamento estratégico das organizações.
-
ola pessoal! o principal erro da questão nao esta em afirmar que foi o desenvolvimento tecnologico que propiciou para essa mudança intectual, mas sim, a apartir do momento em que as pessoas deixaram de ser vistas como apenas uma "peça" ou "maquina" (teoria classica, ford fayol tyelor) e passaram a ser uma vantagem com o seu capital intelectual onde gera vantagem competitiva nas organizaçoes ( teoria comportamental, maslow, herzberg, mac Gregor entre outros.) já a data segundo o que nas aulas LACCONCURSOS foi apartir de 1960 e nao na decada de 70. falow
se estever errado me corrijam falow.
-
Realmente a questão está errada, pois o momento em que houve relevancia nas atividades de produtividade e intectual foi a fase tecnicista (1950-1965):
A fase tecnicista foi a que implantou no Brasil o modelo americano de gestão de pessoal e alavancou a função de RH ao status orgânico de gerência. Foi nessa oportunidade que o presidente Juscelino Kubitschek implementou a indústria automobilística no nosso país, momento em que os empresários tiveram que aceitar em seus organogramas a figura do GRI (Gerente de Relações Industriais). Obviamente algumas modificações tiveram de ser realizadas, devido às características locais do gerenciamento e da cultura organizacional ainda em fase embrionária; contudo, há que se ressaltar que isso representou, para a organização e para os trabalhadores, um grande avanço na qualidade das relações entre capital e trabalho. Foi nessa fase que a área de RH passou a operacionalizar serviços como os de treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho, benefícios e outros.
-
1950 - 1964 = JK
Principais acontecimentos na área de gestão de pessoas:
- Importação de tecnologia
- importação e adaptação do departamento de recursos humanos
Fonte: Andréia Ribas e Cassiano Salim
-
Errado.
O erro está em dizer que foi na década de 70. Estaria correto se mencionasse que foi a partir da década de 90.
Até 1990 existia o Departamento de RH e a área se restringia ao Departamento de Pessoal.
A partir de 1990 houve a mudança da nomenclatura para gestão de pessoas, que deveria estimular a relação de confiança e lealdade com os colaboradores. Nessa época ela foi influenciada pela globalização, pelos processos tecnológicos, etc.
-
Pra mim, a dificuldade fica sendo entender o que seriam "principais".
-
A tecnologia começou na década de 90 !
-
Definitivamente as principais mudanças na área de gestão de pessoas, com as transformações tecnológicas que interferiram diretamente nas atividades produtivas e intelectuais, NÃO ocorreram na década de 70 do século XX...
-
fiquei confuso
-
Como outros colegas já falaram foi na década de 90 (Era da Informação)
Era da Informação: É o período que começou no início da década de 1990. A principal característica dessa nova era são as mudanças, que se tornaram rápidas, imprevistas, turbulentas e inesperadas favorecidas pelo avanço da tecnologia da informação que forneceu as condições básicas para o surgimento da globalização da economia. O capital financeiro deixou de ser o recurso mais importante, cedendo lugar para o conhecimento.
Essa classificação tem 4 períodos: Era da Industrialização Clássica (até 1950); Era da Industrialização Neoclássica (de 1950 até 1990) Era da Informação e, por último, Gestão Estratégica de Pessoas.
Não confundir essa classificação com a classificação feita por Maria TOSE: que dividiu a evolução da área de RH em: Contabil, Legal, Tecnicista, Administrativa, Estratégica
-
pqp, cada comentario que eu vou, da uma data diferente pra respectivo modelo.....
-
ERA DA INFORMAÇÃO (APÓS 1990) – MODELO ESTRATÉGICO
- ESTRUTURA DESCENTRALIZADA, VIRTUAL, EM REDE, ADHOCRÁTICA, MULTIFUNCIONAL.
- PESSOAS COMO SERES INTELIGENTES E PROATIVOS, PARCEIROS FORNECEDORES DE CONHECIMENTO E COMPETÊNCIAS.
- DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS (ESTRATÉGICO)
- SISTEMA ABERTO: FOCADO NAS VARIÁVEIS DEPENDENTES DO AMBIENTE E DA TECNOLOGIA.
GABARITO ERRADO