-
Segue abaixo os estilos de solução de conflitos:
Competição – busca satisfação dos interesses, independentemente do impacto que isto possa causar na outra parte envolvida; tenta convencer a outra parte de que sua conclusão está correta e a dela está equivocada; leva a outra parte a aceitar a culpa por um problema qualquer.
Colaboração – contempla os interesses das partes envolvidas no conflito; busca um resultado benéfico para todas as partes envolvidas.
Evitação – trata-se de estilo considerado não-assertivo e não-cooperativo; evita todo e qualquer envolvimento com o conflito, chegando a negar sua existência e o contato com as pessoas que podem causá-lo.
Acomodação – trata-se de estilo considerado não-assertivo e cooperativo; a parte que utiliza este estilo tende a apaziguar a situação, chegando a colocar as necessidades e interesses da outra parte acima dos seus.
Compromisso – Este estilo encontra-se no padrão médio de assertividade e cooperação, em que uma das partes envolvidas no conflito desiste de alguns pontos ou itens, levando a distribuir os resultados entre ambas às partes.
Portanto o estilo de solução de conflitos da questão é o da acomodação.
-
Qual a relação das técnicas de gestão de conflitos propostos pelo colega acima, com a compra da impressora? Não entendi.
Na realidade só houve a retirada da natureza do conflito, qual seja, recursos compartilhados escassos. Não existe relação nenhuma de um agente com o outro , foi um terceiro (autoridade superior) que entrou na gestão do confito e interveio quando comprou outra impressora. Por isso, não concordo em dizer que essa gestão tenha relação com (acomodação, evitação, colaboração etc.)
Caso alguém tenha outra visão a respeito...
-
Na questão em tela, acredito que o conflito foi resolvido mediante COLABORAÇÃO, tendo em vista que um terceiro, não os envolvidos na divergências, apaziguou a situação mediante a inserção de uma nova impressora no processo, dirimindo assim, o embate.
Creio que não há o que se falar em ACOMODAÇÃO, tendo em vista que nenhum interesse foi deixado de lado, muito pelo contrário, ambos foram atendidos, porém, volto a dizer, NÃO PELOS CONFLITANTES, mas por um terceiro, qual foi sua diretoria.
-
RESPONDENDO A QUESTÃO:
Tipos de conflitos:
ESTRUTURAL --> pré ao conflito;
DE PROCESSO --> conflito existente;
MISTO --> estrutural + de processo.
Para a resolução do conflito existem algumas técnicas:
--> no conflito ESTRUTURAL (aquele que o conflito AINDA NÃO COMEÇOU) uma das técnicas (entre outras) é as recompensas grupais e específicas, conforme traz a questão.
COMO A QUESTÃO FALA DE UM CONFLITO EXISTENTE, ou seja, "DE PROCESSO", as técnicas de resoluções são outras, ex:
- Desescalonização, desativação; AQUI SE ENQUADRA A CONDUTA DA AUTORIDADE.
- Colaboração;
- Reunião de confrontação.
PAPIRUS INSANUS!!!
-
segundo Robbins, a técnica de resolução de conflitos utilizada no caso em tela é a Expansão de recursos.
-
Na Gestão de Conflitos, as técnicas/estratégias de resolução são:
- RESOLUÇÃO DO PROBLEMA - encontro entre as partes conflitantes para identificar e resolver o problema por discussão aberta.
- METAS SUPER-ORDENADAS- criação de meta compartilhada que não se pode ser atingida sem a cooperação entre as partes conflitantes.
- EXPANSÃO DE RECURSOS - quando o conflito é causado pela escassez de um recurso, solução ganho-ganho.
- NÃO ENFRENTAMENTO - suprimir o conflito ou evadir-se.
- SUAVIZAÇÃO - minimizar as diferenças entre as partes, enfatizando interesse comum.
- CONCESSÃO - cada uma das partes abre mão de algo valioso.
- COMANDO AUTORITÁRIO - administração usa sua autoridade formal para resolver o conflito e comunica a decisão.
- ALTERAÇÃO DE VARIÁVEIS HUMANAS - uso de técnicas de mudança comportamental, como treinamento em relações humanas, para alterar atitudes e comportamentos que causam conflitos.
- ALTERAÇÃO DE VARIÁVEIS ESTRUTURAIS - mudança formal da organização e nos padrões de interação entre as partes conflitantes, por meio de redesenho de atribuições, transferências, criação de posições coordenadas, etc.
Existe uma técnica de negociação chamada "compensação não-específica" que pelo que pesquisei, parece um pouco cm a concessão. Mas o termo Compensação específica eu não encontrei. deve ser alguma invenção para confundir a pessoa, já que a impressora é um artigo específico. e você compensa a falta que os grupos sentem ao dividir/disputar o aparelho. Mas não acredito que se relacione especificamente à resolução de conflitos. :)
-
Assertiva esta errada, pois o gestor usou a:
COLABORAÇÃO
OU SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Buscando uma solução que satisfez as necessidades das partes envolvidas .
-
ABORDAGEM ESTRUTURAL PARA ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS: o conflito se forma das percepções criadas pelas condições de diferenciação, recursos limitados e escassos e de interdependência. Se o gestor agir sobre algum desses elementos geradores, a situação conflitante poderá ser controlada mais facilmente.
Chiavenato (2004, p. 418)
(a compra da impressora foi a solução para o conflito, pois era um recurso escasso e de interdependência dos colaboradores)
-
A Abordagem Estrutural trata da atuação sobre uma condição existente que predispõe ao conflito - condição de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência.
Na questão, a condição existente que predispões ao conflito é a existência de apenas 01 impressora.
-
Errado
Seria uma abordagem "Estrutural" pela técnica de resolução de conflitos conhecida como "expansão de recursos"
-
Considere que, em virtude de duas equipes de trabalho disputarem a posse de uma mesma impressora, a autoridade superior tenha realizado a compra de uma segunda impressora, encerrando, assim, o conflito. Nessa situação, o conflito foi solucionado mediante o emprego da estratégia do tipo compensação específica. (ERRADO)
CORRETO = "ABORDAGEM ESTRUTURAL " = BUSCA MINIMIZAR AS DIFERENÇAS ENTRE GRUPOS
-
Acho que seria: abordagem estrutural, mas do tipo INTERFERIR NOS RECURSOS COMPARTILHADOS.
-
O conflito foi solucionado através da estratégia expansão de recursos.
-
Técnica de resolução de recursos Expansão de recursos: Quando o conflito é causado pela escassez de um recurso, a solução do recurso pode criar uma solução ganha-ganha.
Edna, a questão não fala de abordagem, que se fosse, seria a estrutural, de fato. Mas ela fala de técnica para resolver o conflito.
Fonte: Andreia Ribas, 2010.
-
Técnicas de resolução de conflitos:
Resolução de problemas: Encontros entre as partes conflitantes, com o
propósito de identificar o problema e resolve-lo por meio de discussão aberta.
Metas superordenadas: Criação de uma meta compartilhada que não possa ser
atingida sem a cooperação entre as partes conflitantes.
Expansão de recursos: Quando o conflito é causado pela escassez de um
recurso a expansão do recurso pode criar uma solução ganho-ganho.
Não-enfrentamento: Suprimir o conflito ou evadir-se dele.
Suavização: Minimizar as diferenças entre as partes conflitantes, enfatizando
seus interesses comuns.
Concessão: Cada uma das partes abre mão de algo valioso.
Comando autoritário: A administração usa sua autoridade formal para resolver o
conflito e depois comunica seu desejo às partes envolvidas.
Alteração de variáveis humanas: Utilização de técnicas de mudança
comportamental, tal como treinamento em relações humanas, para alterar atitudes e
comportamentos que causem conflitos.
Alteração de Variáveis estruturais: Mudanças na estrutura formal da
organização e nos padrões de interação entre as partes conflitantes, por meio de
redesenho de atribuições, transferências, criação de posições coordenadas, etc
-
Expansão de recursos - Quando o conflito é causado pela escassez de um recurso - por exemplo, dinheiro, oportunidades de promoção ou espaço físico de trabalho -, a expansão desse recurso pode criar uma solução ganha-ganha
Prof Carlos Xavier
-
A tecnica utilizada foi a Redução da Interdependência - que está ligada à abordagem estrutural. Agora, as equipes não dependem mais da disponibilidade da impressora que era utilizada pelo outro grupo.
-
ABORDAGENS NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
O ADMINISTRADOR TEM À SUA DISPOSIÇÃO 3 ABORDAGENS PARA ADMINISTRAR OS CONFLITOS:
ABORDAGEM ESTRUTURAL: O CONFLITO SURGE DAS PERCEPÇÕES CRIADAS PELAS CONDIÇÕES DE DIFERENCIAÇÃO, DE RECURSOS LIMITADOS E ESCASSOS E DE INTERDEPENDÊNCIA. TRATA-SE DE ATUAR SOBRE UMA DAS TRÊS CONDIÇÕES QUE PREDISPÕEM AO CONFLITO A SABER:
• REDUZIR A DIFERENCIAÇÃO DOS GRUPOS.
• INTERFERIR NOS RECURSOS COMPARTILHADOS.
• REDUZIR A INTERDEPENDÊNCIA.
ABORDAGEM DE PROCESSO: É A ABORDAGEM QUE PROCURA REDUZIR CONFLITOS ATRAVÉS DA MODIFICAÇÃO DO PROCESSO, ISSO É, DE UMA INTERVENÇÃO NO EPISÓDIO DO CONFLITO. PODE SER REALIZADA DE TRÊS MANEIRAS DIFERENTES:
• DESATIVAÇÃO DO CONFLITO.
• REUNIÃO DE CONFRONTAÇÃO ENTRE AS PARTES - CATARSE (DESABAFO).
• COLABORAÇÃO.
ABORDAGEM MISTA: É A ADMINISTRAÇÃO DO CONFLITO TANTO NOS ASPECTOS ESTRUTURAIS COMO NOS DE PROCESSOS E INCLUI INTERVENÇÕES SOBRE A SITUAÇÃO ESTRUTURAL E SOBRE O EPISÓDIO CONFLITIVO. A ABORDAGEM MISTA PERMITE DUAS MANEIRAS DIFERENTES:
• ADOÇÃO DE REGRAS PARA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS.
• CRIAÇÃO DE PAPÉIS INTEGRADORES.
GABARITO ERRADO
-
Abordagem estrutural de resolução de conflitos.