SóProvas


ID
913777
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Uma das operações mais comuns realizadas em documentos XML na web é a leitura de dados por meio de scripts JavaScript e a exibição desses dados na tela do navegador em páginas HTML. Essa leitura pode ser feita utilizando uma especificação da W3C que define uma forma padrão para acessar e manipular documentos, visualizando-os como uma estrutura em forma de árvore onde os elementos, seu texto, e seus atributos são conhecidos como nós. Além de ler o conteúdo de elementos de um documento XML essa especificação define como alterar, adicionar ou apagar elementos.

A especificação definida no texto é conhecida pela sigla

Alternativas
Comentários
  • A)_

    DOM

    • Document Object Model (DOM)foi a primeira interface de programação para processar XML. O documento é inteiro lido em memória e apresentado à aplicação como uma árvore de objetos. Todos os elementos e atributos são representados por objetos Node.

    • DOM se mantém próximo ao modelo em árvore de XML e permite acessar facilmente qualquer elemento contido. No entanto, como essa árvore de objetos deve ser toda gerada em memória, DOM não pode ser usado para documentos grandes demais.

    •  Por ser uma API definida através de uma linguagem de definição de interface (IDL), é independente em relação a plataformas e linguagens de programação. 

    SAX (MAIS RÁPIDO QUE O DOM)

    • Simple API for XML (SAX) adota um modelo radicalmente diferente de DOM. SAX é dirigido por eventos: o documento XML é lido seqüencialmente e, para cada evento de interesse, como a abertura de uma tag ou ocorrência de caracteres, uma função callback é chamada.

    • Ao contrário de DOM, não é preciso ler o documento inteiro em memória para ser manipulado pela aplicação. No entanto, a estrutura em callbacks dificulta a programaçãocabendo ao desenvolvedor manter informações de estado em uma pilha separada que identifique a posição atual do documento e os dados de interesse. 

    B) JSON

    JSON (com a pronúncia ['d?ejz?n]), um acrônimo para "JavaScript Object Notation", é um formato leve para intercâmbio de dados computacionais. JSON é um subconjunto da notação de objeto de JavaScript, mas seu uso não requer JavaScript exclusivamente.

    - É utilizado principalmente para tráfego de informações em ambientes heterogêneos via HTTP.
    - Ele já possui implementações em mais de 20 mil linguagens.
    - Vantagens do json é que um XML de 300k pode virar um de 20k ou 30k.
    - Ele é menos “verboso” que o XML.


    Para mais detalhes http://json.org/json-pt.html

     

  • C) XSLT
    TRANSFORMA DOCUMENTOS XML. É uma linguagem de marcaçãoXMLusada para criar documentos XSL que, por sua vez, definem a apresentação dos documentos XML nos browsers e outros aplicativos que a suportem. Pode ser utilizada, por exemplo, para transformar documentos XML em documentos HTML. Basicamente o XSLT recebe um documento XML com entrada e o transforma em outro documento XML ou outro formato como saída.
    D) XPath: Linguagem para referenciar partes de um documento xml.
    E) DTD
    VALIDA DOCUMENTOS XML.definição de tipo de documento, ou simplesmente DTD, contém as regras que definem quais as tags que podem ser usadas num documento XMLe quais os valores válidos. Acrescentando, vale salientar que o DTD já era usado bem antes de surgir o padrão XML. Desde o padrão SGMLa DTD era utilizada como forma padrão de validação de documentos dessa linguagem, porém desde 2001 que ele vem sendo substituído aos poucos pelo XML Schema (XSD).

  • Principais tecnologias do padrão W3C

    ·  HTML

    ·  XML

    ·  CSS

    ·  Common Gateware Interface

    ·  Document Object Model (DOM)

    ·  Resource Description Framework

    ·  Scalable Vector Graphics (SVG)

    ·  SKOS

    ·  Simple Object Access Protocol

    ·  Synchronized Multimedia Integration Language

    ·  Web Services Description Language

    ·  Extensible Hypertext Markup Language (XHTML)

    ·  Extensible Markup Language (XML)

    ·  XML Information Set

    ·  XPath

    ·  Exetensible Stylesheet Language for Transformation (XSLT)

    ·  Web Ontology Language (OWL)

  • Análise:

    a) C. Essa especificação é usada para acessar e alterar a estrutura, conteúdo, estilo de documentos eletrônicos.

    b) E. É uma alternativa do XML, que permite também armazenar e transportar dados. 

    c) E. É uma linguagem de marcação XML para criar documentos XSD, definindo a apresentação do conteúdo XML em navegadores.

    d) E. É uma linguagem de consulta para selecionar nós de um documento XML. 

    e) E. É um arquivo de definição assim como XSD (XML Schema Document) usado para validar documentos XML.