-
A ligação dos equipamentos ao Siscomex se faz pela rede do Sistema do Bacen para os bancos e corretoras de câmbio e pela rede Serpro nos demais casos.
-
O CESPE considerou a questão certa, porém deixo um breve detalhe:- No SISBACEN - sempre por intermédio de instituição autorizada pelo BACEN;- NO SISCOMEX - pode ser operada diretamente pelo exportador/importador.São usuários do Siscomex:* Órgãos Gestores (RFB, Secex e Bacen);* Órgãos de administração direta e indireta, intervenientes no comércio exterior;* Instituições financeiras autorizadas a operar em câmbio, mediante acesso ao Sistema de Informações do Banco Central (Sisbacen);* Pessoas físicas e jurídicas que atuam na área de comércio exterior, tais como exportadores, importadores, depositários, transportadores, por meio de seus empregados ou representantes legais.
-
O Sistema Integrado de Comércio Exterior - SISCOMEX, é um instrumento informatizado, por meio do qual é exercido o controle governamental do comércio exterior brasileiro.O Siscomex promove a integração das atividades de todos os órgãos gestores do comércio exterior, inclusive o câmbio, permitindo o acompanhamento, orientação e controle das diversas etapas do processo exportador e importadorO Siscomex começou a operar em 1993, para as exportações e, em 1997, para as importações. É administrado pelos chamados órgãos gestores, que são: *Secretaria de Comércio Exterior - SECEX, a *Receita Federal do Brasil - RFB e o *Banco Central do Brasil - BACEN
-
Concordo com o Walter, a questão ficou vaga.
-
CORRETA !
A partir de 1993, com a entrada em funcionamento do SISCOMEX, todo o processamento administrativo relativo às exportações e às importações foi informatizado.
-
Os principais órgãos com atuação na exportação são os seguintes:
• SECEX – Secretaria de Comércio Exterior, órgão
do MICT - Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo,
responsável pela elaboração de normas, execução e controle
administrativo da política de exportação e operacionalização do SISCOMEX
- Sistema de Comércio Exterior;
• Secretaria da Receita Federal - órgão responsável pelo controle e fiscalização aduaneira das mercadorias destinadas à exportação;
• FIESP e CIESP - entidades responsáveis no Estado
de São Paulo pela emissão dos Certificados de Origem nas exportações
para países integrantes da ALADI - Associação Latina Americana de
Integração ou MERCOSUL - Mercado Comum do Sul;
• BANCO DO BRASIL/SECEX - entidade responsável pela
emissão do Certificado de Origem Form A nas exportações para EUA,
Europa, Japão, Canadá, entre outros países desenvolvidos, assim como
pela análise dos pedidos de importação sob o regime de drawback;
• BACEN - Banco Central do Brasil, órgão responsável pelo controle cambial das exportações.
-
Também concordo com o Walter e errei por este motivo: muitas questões da Cespe são do tipo Quiz, por que algumas a questões incompletas são consideradas certas, outras são consideradas erradas. Alguém até pode dizer que para a questão ser considerada errada, depois de "intermédio" deveria constar expressões como "somente" ou "exclusivamente". mas é muito fácil chegar a esta conclusão depois de saber a resposta. Quando não se tem a resposta voce olha para a questão e fica se perguntando "o que a Cespe quis dizer". Antes eu pensava que as questões da Cespe eram muito bem elaboradas, hoje percebo que elas, em grande parte, não testam conhecimentos e sim sorte. A banca não irá mudar, cabe a nós nos adaptarmos, isso foi só um desabafo de alguém que estudou o dia inteiro e erra uma questão porque o enunciado esta vago e não se pode afirmar o que a banca está realmente querendo dizer.
-
Thiago quando nem professores especialistas de uma determinada área entram em consenso é porque a questão está vaga sim! Cabendo diferentes interpretações. Eu fiz o concurso da CEF 2014 e fui muito bem, mas tem pelo menos umas 3 questões que eu acertei, para o Cespe está considerando como errado em contrapartida tem outras 3 que eu errei e o Cespe considerou como certo, o meu saldo nessa brincadeira foi zero, agora fraudar um concurso desse você não precisa de muita coisa não.. é só estudar muito e ter informações privilegiadas de umas 5 "questões vagas" não precisa mais que isso para que você seja o 1° lugar com uns 10 pontos no mínimo de vantagem sobre o 2° colocado.
-
Gabarito C
O Sistema Integrado de Comércio Exterior - SISCOMEX, instituído pelo Decreto nº 660/1992, é um sistema informatizado responsável por integrar as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior, através de um fluxo único e automatizado de informações. O SISCOMEX permite acompanhar tempestivamente a saída e o ingresso de mercadorias no país, uma vez que os órgãos de governo intervenientes no comércio exterior podem, em diversos níveis de acesso, controlar e interferir no processamento de operações para uma melhor gestão de processos. Por intermédio do próprio Sistema, o exportador (ou o importador) troca informações com os órgãos responsáveis pela autorização e fiscalização.
Resumidamente, destacam-se as seguintes vantagens do Sistema: harmonização de conceitos e uniformização de códigos e nomenclaturas; ampliação dos pontos do atendimento; eliminação de coexistências de controles e sistemas paralelos de coleta de dados; simplificação e padronização de documentos; diminuição significativa do volume de documentos; agilidade na coleta e processamento de informações por meio eletrônico; redução de custos administrativos para todos os envolvidos no Sistema; crítica de dados utilizados na elaboração das estatísticas de comércio exterior.
http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/aduaneira/manuais/despacho-de-importacao/topicos-1/conceitos-e-definicoes/siscomex