O ser humano necessita que sua temperatura interna seja constante, pois só dessa maneira há conservação das funções metabólicas necessárias a sua sobrevivência. A hipotermia é definida como a temperatura corporal central menor que 36°C e representa uma das complicações mais comuns durante o procedimento anestésico cirúrgico.
Dentre as implicações relacionadas à ocorrência da hipotermia perioperatória indesejada incluem-se o aumento do risco de sangramento, taquicardia, eventos cardíacos mórbidos, infecção do sítio cirúrgico e prolongamento do período de internação (inclui-se ampliação da permanência do paciente na sala de recuperação pós-anestésica).
Outras complicações possíveis são rebaixamento do nível de consciência, aumento da meia vida farmacológica dos anestésicos, redução do débito urinário, tremores, exacerbação da dor pós-operatória, aumento do risco de trombose venosa profunda por ocasionar estase venosa e demanda elevada de oxigenação.
Resposta CERTO
Bibliografia
Moysés AM, Trettene AS, Navarro LHC, Ayres JA. Prevenção da hipotermia no transoperatório: comparação entre manta e colchão térmicos. Rev Esc Enferm USP; 48(2):228-35, 2014.