SóProvas


ID
915175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à assistência de enfermagem ao paciente cirúrgico,
julgue o item subsecutivo.

O posicionamento inadequado da placa de bisturi no ato cirúrgico é considerado um ato de negligência da equipe de enfermagem.

Alternativas
Comentários
  • Usado na maioria das cirurgias atuais, o bisturi elétrico (ou eletrocautério) pode provocar queimaduras de primeiro, segundo e até terceiro graus.
    Neste equipamento a corrente elétrica corta o tecido humano vaporizando a água da região. A corrente entra no organismo do paciente através do bisturi e sai por uma placa de metal ou borracha condutora colada junto ao corpo.
    As queimaduras acontecem quando a placa é mal colocada ou posicionada em local errado, além dos casos de defeito do próprio equipamento.Deve ser colocada a placa do bisturi elétrico em contato com a pele do cliente, esta placa serve como um fio terra, evitando descarga elétrica no cliente, utilizando-se um gel condutor na placa, geralmente localizada nas panturrilhas ou região escapular. A colocação e o psicionamento da placa é de responsabilidade da equipe de enfermagem.

    Leia mais: Fórum - Enfermagem e Saúde - Para que serve a placa de bisturi elétrico?  
  • NEGLIGÊNCIA

    Falta de atenção ou cuidado - Inobservância de deveres e obrigações. Age o Enfermeiro com negligência quando deixa de praticar atos ou não determina atendimento compatível com o recomendado pela ciência médica em relação ao estado médico do paciente.

    MPRUDÊNCIA

    Ato de agir perigosamente, com falta de moderação ou precaução - Temeridade.

    IMPERÍCIA

    Falta de experiência ou conhecimentos práticos necessários ao exercício de sua profissão, inábil.

    http://www.blogenfermagem.com/2010/05/imprudencia-negligencia-e-impericia-na.html  
  • NEGLIGÊNCIA

    Falta de atenção ou cuidado - Inobservância de deveres e obrigações. Age o Enfermeiro com negligência quando deixa de praticar atos ou não determina atendimento compatível com o recomendado pela ciência médica em relação ao estado médico do paciente.