SóProvas


ID
915232
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O perfil epidemiológico no Brasil vem mudando nas últimas
décadas, entretanto, os índices de doenças infectoparasitárias ainda
são preocupantes. Em relação a essas doenças, julgue os itens
seguintes.

O Ministério da Saúde recomenda a realização da prova do laço nos atendimentos de casos suspeitos de dengue.

Alternativas
Comentários
  • A técnica da Prova do Laço é muito útil para o pré diagnóstico dos casos de suspeita de dengue.

    Procedimento:

    Medir a pressão arterial do usuário, seguindo as recomendações técnicas. Desenhar no antebraço do paciente na área onde estava o manguito e abaixo da prega do cotovelo um quadrado medindo 2,5 cm X 2,5 cm. Voltar a insuflar o manguito até o ponto médio entre a pressão máxima e a mínima (Ex: PA do paciente apresentou 120 por 80, então insuflar até 100 - que é a média entre 120 e 80). O aperto do manguito não pode fazer desaparecer o pulso. Aguardar por cinco minutos com manguito insuflado. Orientar o usuário sobre o pequeno desconforto sobre o braço. Em crianças o tempo é de 3 minutos. Após cinco minutos "adulto", soltar o ar do manguito e retirá-lo do braço do paciente. Procurar por petéquias (pequenas pintas vermelhas) dentro do quadrado desenhado. Contar nessa área o número de petéquias. Se contar 20 ou mais petéquias, considere a Prova do Laço POSITIVA. (adulto) Em crianças 10 ou mais petéquias, considere a Prova do Laço POSITIVA.

  • GABARITO: CERTO, porém com ressalvas.

    A Prova do laço deve ser realizada na triagem, obrigatoriamente, em todo paciente com suspeita de dengue e que não apresente sangramento espontâneo. A prova deverá ser repetida no acompanhamento clínico do paciente apenas se previamente negativa.

    FONTE:Dengue: diagnóstico e manejo clínico: adulto e criança / Ministério da Saúde. 2013
  • 2.5  DIAGNÓSTICO 

     

    A prova do laço deve ser realizada obrigatoriamente em todos os casos suspeitos de dengue, durante o exame físico.

     

    Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Vigilância em Saúde: Dengue, Esquistossomose, Hanseníase, Malária, Tracoma e Tuberculose / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde, Departamento de Atenção Básica . - 2. ed. rev. - Brasília : Ministério da Saúde, 2008. 

     

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO