-
RC4 -> é uma cifra de fluxo com tamanho de chave variável e operações orientadas a bytes. Ele é usado no protocolo WEP, que faz parte do padrão de LAN sem fio IEEE 802.11. Já foi demonstrado que o protocolo WEP é vulnerável a uma técnica de ataque particular. Na verdade, o problema não reside no próprio RC4, mas na maneira como as chaves são geradas para uso como entrada para o RC4.
-
resposta: letra b.
A primeira barreira de segurança adotada foi o WEP (Wired Equivalent Privacy), o primeiro protocolo de segurança, que conferia no nível de enlace (nível 2 do modelo OSI), uma certa segurança para as redes sem fio semelhante à segurança das redes com fio. Após vários testes realizados com este protocolo algumas vulnerabilidades e falhas fizeram com que o WEP perdesse quase toda a sua credibilidade. Nele a mesma chave é usada por todos os usuários de uma mesma rede, gerando uma repetição de seqüência de RC4 (algoritmo) extremamente indesejável, pois dá margem a ataques bem-sucedidos e conseqüente descoberta de pacotes por eventuais intrusos.Para sanar as falhas e limitações do WEP surge o WPA (Wi-Fi Protected Access). O WPA corrigiu vários erros do WEP, mas ainda foram encontradas falhas, além de seu desempenho ter uma queda significativa em termos de estabilidade, por isso, surgiu o WPA2 com a promessa de ser a solução definitiva de segurança e estabilidade para as redes sem-fio do padrão Wi-Fi.
fonte:http://www.esab.edu.br/arquivos/monografias/carlos-anderson-andrade-duarte.pdf
-
letra B= RC4.
Segundo Nakamura(2010,p.171),"O algoritmo criptográfico usado pelo WEP é o RC4, com chaves que variam entre 40 e 128 bits."
Segundo Stallings(2008,p.133),"O RC4 também é usado no protocolo WEP (Wired Equivalent Privacy) e no protocolo mais recente, WPA (Wifi Protected Access), que fazem parte do padrão de Lan sem fio IEEE 802.11."
O.b.S só por curiosidade: o WPA2 usa o algoritmo AES.
Bibliografia:
-SEGURANÇA DE REDES EM AMBIENTES COOPERATIVOS-NAKAMURA-2010
-CRIPTOGRAFIA E SEGURANÇA DE REDES-WILLIAN STALLINGS-4 EDIÇÃO 2008
-
Mesmo para quem não soubesse qual algoritmo criptográfico é usado pelo WEB (como era o meu caso ;-)), a questão dava a seguinte dica: "A criptografia do WEP utiliza uma cifra de fluxo". Ora, das opções dadas, apenas o RC4 usa cifra de fluxo, pois os demais são:
AES: algoritmo simétrico, que usa cifra de blocos de 128 bits;
MD5: é função hash (que também usam blocos);
3DES: algoritmo simétrico, que usa cifra de blocos de 64 bits;
RSA: algoritmo assimétrico, que também usa cifra de blocos;Daí ficava fácil. Agora, se não soubesse também essas características do algoritmos criptográficos, tinha que partir para o chute, mesmo! kkkEspero ter ajudado!
-
Gabarito B
"A criptografia da WEP utiliza uma cifra de fluxo baseada no algoritmo RC4. O RC4 foi projetado por Ronald Rivest e se
manteve secreto até vazar e ser publicado na Internet em 1994. Como assinalamos antes, é quase impossível manter os algoritmos secretos, mesmo quando o objetivo é proteger a propriedade intelectual (como nesse caso), em vez da segurança pela obscuridade (que não era o objetivo no caso do RC4). Na WEP, o RC4 gera um fluxo de chaves que sofre uma operação XOR com um texto simples para formar o texto cifrado."
Fonte: Redes_de_Computadores - Tanenbaum, Andrews S - 4 Ed. página 586.
-
cuidado para não confundir com o WPA 2
2015
As redes sem fio conhecidas como WiFi utilizam o recurso de criptografia, como o WPA2, para melhorar a segurança da informação que trafega pelo ar e que pode ser interceptada e identificada indevidamente. O algoritmo de criptografia utilizado no WPA2 é o:
a) SSL.
b) RSA.
c) WEP.
d) AES.
e) DES.
-
• WEP: RC4
• WPA: TKIP
• WPA2: AES
Gabarito: B
-
• WEP: RC4
• WPA: RC4
• WPA2: AES
Gabarito: B
-
b-
WEP = RC4
WAP = TKIP
WAP2 = AES