SóProvas


ID
919429
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É a capacidade de um bioagente produzir casos graves ou fatais, este é o conceito de:

Alternativas
Comentários
  • Virulência é a capacidade patogênica de um microrganismo, medida pela mortalidade que ele produz e/ou por seu poder de invadir tecidos do hospedeiro. Dependendo da vida hostilizada e enormemente lascerada no caminho da vida.
     http://pt.wikipedia.org/wiki/Virul%C3%AAncia
    Patogenicidade é a capacidade do agente invasor em causar doença com suas manifestações clínicas entre os hospedeiros suscetíveis.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Patogenicidade
    Infectividade* é a capacidade de um agente de se alojar e multiplicar ou se desenvolver em um hospedeiro. Laboratorialmente, em animais, pode-se determinar a infectividade em termos de dose infectantes. Podemos dizer, por exemplo, que a infectividade do vírus do sarampo é alta porque a grande maioria dos expostos a ele adoecem.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Infectividade

     


     



  • Sinônimo de virulência é malignidade
  • Virulência é a capacidade que um agente biológico tem em produzir efeitos graves ou fatais. Está relacionada com a sua capacidade de multiplicação no organismno infectado, produção de toxinas, entre outros fatores.

  • Patogenicidade: é a capacidade de um agente infeccioso de produzir doença em pessoas infectadas. Virulência: é a capacidade do agente infeccioso de produzir casos graves e fatais. Alta virulência indica uma grande proporção de casos fatais ou graves. É o que acontece na raiva, por exemplo; todo caso é fatal. Já o vírus do sarampo, apesar de alta infectividade e de alta patogenicidade, é de baixa virulência. São raros os óbitos por sarampo em nosso meio urbano. Poder invasivo: é a capacidade que tem o parasita de se difundir, através de tecidos, órgãos e sistemas anatomofisiológicos do hospedeiro. Dose infectante: é a quantidade do agente etiológico necessário para iniciar uma infecção. Varia com a virulência do bioagente e com a resistência do acometido. Infectividade: é a capacidade do agente infeccioso de poder alojar-se e multiplicar-se dentro de um hospedeiro. Resposta B.  Bibliografia Organização Pan-Americana da Saúde Módulos de Princípios de Epidemiologia para o Controle de Enfermidades. Módulo 2: Saúde e doença na população / Organização Pan-Americana da Saúde. Brasília : Organização Pan-Americana da Saúde ; Ministério da Saúde, 2010.
  • Infectividade: é a capacidade de certos organismos de penetrar, se desenvolver e/ou se multiplicar em um outro hospedeiro ocasionando uma infecção.

    Patogenecidade: é a capacidade do agente, uma vez instalado, de produzir sintomas e sinais (doença).

    Virulência: é a capacidade do agente de produzir efeitos graves ou fatais.

    Poder invasivo: é a capacidade que tem o parasita de se difundir, através de tecidos, órgãos e sistemas anatomofisiológicos do hospedeiro.

    Dose infectante: é a quantidade do agente etiológico necessária para iniciar uma infecção.