SóProvas


ID
919603
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O desenvolvimento do telejornalismo deu lugar à produção de reportagens para televisão desenvolvidas por um único jornalista, em especial a captação da matéria na rua com uma câmera digital - sem a equipe tradicional formada por um repórter, um cinegrafista e um auxiliar. Esse tipo de produção é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Conceito

    A videorreportagem é quando o repórter produz sozinho uma reportagem para televisão. Ele é quem filma, entrevista, edita e apresenta a reportagem narrando em plano seqüência. O conceito que muitos estabelecem é a câmera como extensão do próprio corpo e por isso o videorrepórter produz matérias diferentes dos formatos tradicionais (off-passagem-sonora). Neste formato, o repórter faz improvisos e dirige o próprio trabalho do começo apo fim.
    TécnicaA videorreportagem trabalha mais com imagens em movimento. São planos seqüência mais longos e a narração dos fatos é feita no mesmo momento que estão sendo feitos filmados. Desta forma a narração é mais coloquial e o repórter estabelece uma conversa com o telespectador.A videorreportagem privilegia a informação. A qualidade da imagem muitas vezes está comprometida se levarmos em conta a matéria tradicional, mas as imagens tremidas não sso tiram a credibilidade.Essa nova linguagem permite que o repórter se envolva durante a gravação e esse envolvimento revela a intimidade do repórter com o tema. A lente da câmera é o olho do repórter.As vídeorreportagens já chegam editadas da rua. Na edição elas sofrem menos intervenções dos editores, pois os repórteres narram os fatos em cima das imagens.

    http://jornal.metodista.br/tele/manual/videorreportagem.htm

  • Videorreportagem é uma formato jornalístico onde um único profissional executa todos os processos, da operação da câmera até a edição do vídeo - filmagem, entrevista, edição etc. Neste formato, o repórter faz improvisos e dirige o próprio trabalho do começo até o fim.